Como prevenir e tratar má circulação sanguínea em idosos

Dicas No.271 | postado em Martes, 15 Febrero 2022

Dor nas pernas, formigueiro e inchaço não devem ser encarados como normais. Precisam de tratamento e podem ser sinais de má circulação sanguínea, responsável por desencadear complicações como varizes e tromboses.
Causada pela acumulação de gordura nas paredes das artérias, é mais comum em mulheres, especialmente as que estão acima do peso ideal e tomam habitualmente a pílula anticoncepcional.
A situação é agravada pelo frio, já que as baixas temperaturas provocam a contração das artérias, dificultando a passagem do sangue.
Os sintomas são:
Úlceras nas pernas, feridas de difícil cicatrização, geralmente dolorosas e de aspeto circular, com profundidade variável, que surgem quase sempre após pequenos traumatismos.
Inchaço. Mãos e pés inchados podem ser sinais de que o sistema vascular não está a funcionar corretamente.
Descoloração da pele. Quando o fornecimento de sangue é comprometido, a pele pode mudar de cor. Este sintoma é chamado de cianose, em que a pele parece brilhante e tem um tom azulado.
Perda de cabelo e unhas quebradiças. O cabelo fraco e a cair, a pele muito seca e as unhas quebradiças são sinais claros de que o corpo não está a receber a quantidade adequada de nutrientes.
Mãos e pés frios. Quando o sangue flui corretamente, a temperatura corporal mantêm-se. Se o fluxo é lento, provoca sensação de frio, principalmente nas áreas com grandes terminações nervosas, como mãos e pés.
Cansaço, quando o fluxo de sangue é menor, diminui o oxigênio e nutrientes para alimentar os músculos e o corpo fica cansado mais facilmente. Este sintoma é caracterizado pela falta de ar, dor nos músculos e a uma menor resistência nas atividades diárias.
Falta de apetite, o que leva à perda de peso, sintoma comum da má circulação.
Pensamento confuso. O cérebro depende em grande parte do fluxo sanguíneo para funcionar corretamente. A má circulação leva a um aumento do cansaço mental e afeta a memória de curto e longo prazo.
Dormência, aumento da dormência dos membros, sensação que não dura apenas alguns minutos.
Comer alimentos ricos em fibras. Coma alimentos que ajudam a digestão, evitando o aumento da pressão abdominal e a debilitação das paredes das veias, o que reduz o risco de prisão de ventre, varizes e hemorróidas.
Manter as pernas elevadas. Levantar um pouco as pernas enquanto está sentado e mantê-las elevadas alguns minutos ao deitar ajuda a um bom retorno do sangue às veias. Dormir com os pés sobre uma almofada também é aconselhável.
Fazer exercícios físicos regularmente. A prática regular de exercício físico beneficia a circulação sanguínea, porque os músculos quando exercitados comprimem as veias, empurrando o sangue para a parte superior do corpo.
Manter o corpo hidratado. Beber entre dois e três litros de água por dia facilita a eliminação de toxinas e melhora a circulação.
Evitar o calor, as temperaturas muito elevadas ou durante um longo período de tempo prejudica a circulação do sangue, uma vez que os capilares sanguíneos sofrem vasodilatação, provocando cansaço, inchaço e dor nas extremidades, fazer massagem relaxantes, etc...

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Dores nos joelhos dos idosos: Conheça os sintomas, causas e tratamentos

A expectativa de vida tem aumentado constantemente, e passamos cada vez mai...

Formação de Profissionais: A Chave para a Segurança nos Lares de Idosos

A segurança nos lares de idosos é uma prioridade essencial qu...

Monitorização e Tratamento do Colesterol Alto em Idosos: Um Guia Completo

O colesterol alto é uma preocupação de saúde si...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar