COMO PREVENIR A OSTEOPOROSE E OUTRAS DOENÇAS DOS OSSOS

Dicas No.355 | postado em Lunes, 17 Octubre 2022

Para a população mais idosa, uma dieta saudável e amiga dos ossos é essencial de forma a diminuir a perda de massa óssea e preservar a função muscular. Isto, por sua vez, ajuda a reduzir o risco de quedas e fraturas.
A desnutrição é comum entre os idosos, havendo várias razões para este facto, como a perda de apetite ou a menor vontade em cozinhar refeições equilibradas. Por outro lado, devido à menor frequência de exposição solar, os níveis de vitamina D podem ser menores, especialmente em idosos que passam muito tempo dentro de casa. A capacidade da pele em sintetizar vitamina D também diminui, assim como a capacidade que os rins têm de a converter na sua forma ativa. Por fim, com a idade, o corpo torna-se menos capaz de absorver e reter cálcio.
Consulte o seu médico para saber qual a dieta adequada à suas necessidades. A dificuldade de absorção e ou produção de cálcio, proteínas e vitamina D impõem a sua suplementação como prioridade para quem necessita de cuidar da saúde óssea. As proteínas e a vitamina D, em particular, ajudam a prevenir a perda de massa muscular ou sarcopénia, o que por sua vez diminui, como já referimos, o risco de quedas ou fraturas.
O exercício físico potencia os benefícios da nutrição saudável em todas as fases da vida. Na idade sénior, os exercícios de fortalecimento muscular, adequados às necessidades e capacidades individuais, ajudam a melhorar a coordenação e o equilíbrio. O que, por sua vez, ajuda a manter a mobilidade e a reduzir o risco de quedas e fraturas.
Lembre-se que fazer exercício, manter uma alimentação saudável e cumprir o seu plano de tratamento é da sua responsabilidade. Só assim poderá garantir que vive uma vida móvel, independente e sem fraturas, etc 



 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Alguns alimentos ricos em zinco que combatem a diabetes

O feijão é rico em zinco, proteínas vegetais, amido e ...

Como a terapia da fala pode ajudar no acompanhamento de idosos

À medida que as pessoas envelhecem a fala, linguagem, memória...

Cuidados Essenciais no Banho para os Idosos: Preservando o Bem-Estar na Terceira Idade

Cuidados Essenciais no Banho para os Idosos: Preservando o Bem-Estar na Ter...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar