Anualmente, a Direção-Geral da Saúde elabora o Plano da Saúde para o Outono-Inverno. Para elaborar esse plano, é feita uma reflexão sobre como preparar a chegada do inverno em termos de saúde, com especial enfoque nas doenças mais caraterísticas desta estação, ou seja, as infeções respiratórias.
Se há coisas que a pandemia de Covid-19 nos ensinou foi a adotar cuidados para evitar infeções respiratórias. Este tipo de doenças é, geralmente, causadas por vírus, e é contagiosa, se entrarmos em contacto com as secreções contaminadas. Para isso, basta tocar com as mãos em superfícies com gotículas de saliva contaminadas e, depois, tocar com as mãos nos olhos, nariz ou boca.
Entre as doenças respiratórias mais frequentes estão os resfriados, gripes, sinusite, pneumonia, otite, laringite.
Seus sintomas mais prevalentes são, febre, tosse, espirros, obstrução nasal, mal-estar geral, dores musculares dores de cabeça, efalta de apetite.
Os grupos da população mais afetados por estas infeções são as crianças e os idosos. Além disso, a propagação destas doenças é mais recorrente em ambientes frios e secos, ambientes que caraterizam, precisamente, estações como o outono e o inverno.
Em qualquer estação do ano, a cessação tabágica é recomendada, pois fumar aumenta o risco de desenvolver várias doenças e patologias.
No caso das infeções respiratórias, o tabaco vai favorecer o surgimento deste tipo de infeções, já que se trata de uma substância que inflama e irrita as vias aéreas e a mucosa, tornando-se assim mais difícil atuar na sua defesa, em caso de infeção.
Não se esqueça ainda, que o fumo passivo associado a quem não fuma, mas está perto de quem fuma também prejudica a resposta dada, em caso de infeção respiratória.
E transporte sempre consigo álcool-gel e, quando tiver possibilidade, lave bem as mãos com água e sabão, sem esquecer de ensaboar toda a superfície das mãos, nomeadamente o espaço entre os dedos. É igualmente importante proteger com lenços a boca e o nariz ao tossir e/ou espirrar, higienizando as mãos logo de seguida.
Em casa, tenha sempre o máximo de cuidados com a higiene pessoal e doméstica, etc.
Cuidar de um idoso não é uma tarefa fácil....
Na jornada da vida, enfrentamos diversos desafios que moldam nossa jornada ...
À medida que envelhecemos, o sistema cardiovascular enfrenta uma s&e...