como limpar a bolsa de ostomia de forma correta

Dicas No.64 | postado em Jueves, 05 Noviembre 2020

A ostomia é um procedimento cirúrgico que faz uma abertura na parede abdominal para construir um novo trajeto para eliminar urina, fezes e secreções. Quem passa por esse procedimento são pessoas ostomizadas, ou seja, aquelas que sofreram alguma perfuração no abdômen, câncer ou outras disfunções que impedem o funcionamento adequado do intestino, do reto e da bexiga.
Os tipos mais comuns de ostomia são a colostomia, na qual a cirurgia é feita no intestino grosso e geralmente libera fezes moles ou sólidas; a ileostomia, na qual a cirurgia é feita no intestino grosso e geralmente libera fezes moles ou sólidas; e urostomia, na qual a cirurgia pode ser feita exteriorizando os ureteres ou conectando os ureteres em uma parte do intestino delgado por onde sairá a urina.
Geralmente as bolsas urinárias são drenáveis, ou seja, têm uma abertura na parte inferior no caso, uma torneirinha,  por onde o ostomizado pode esvaziar a bolsa. O paciente que fez a urostomia está constantemente eliminando urina por gotejamento, por isso, é preciso que ele fique mais atento para saber a hora certa de esvaziar a bolsa ou trocá-la.
O recomendado é que a urina seja descartada quando estiver atingindo metade da bolsa coletora, pois esperar que ela encha mais do que isso pode causar vazamentos. A troca da bolsa é feita de acordo com as instruções do fabricante, já a troca da sonda é feita apenas por profissionais a cada 3 meses ou 10 dias, dependendo do tipo da sonda.
Bolsas intestinais!
As bolsas intestinais, que coletam fezes, podem ser drenáveis ou não. As drenáveis possuem um fecho na parte inferior por onde pode ser esvaziada, já as não drenáveis devem ser descartadas. As bolsas também podem ter uma ou duas peças, na qual a de duas peças reduz as lesões na pele pois com ela não é preciso descolar o penso com frequência. 
A bolsa coletora deve ser esvaziada ou trocada quando atingir 1/3 do total, para evitar vazamentos e mau cheiro. Existem bolsas com filtros que reduzem os gases que ficam presos lá dentro, diminuindo o tamanho da bolsa, e também com carvão ativado, que reduzir os odores indesejados. A melhor forma de despejar a bolsa é  na sanita, limpar bem com papel para evitar que cheire mal, etc.


 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

O perigo das quedas na terceira idade

A prevenção é a melhor arma ao serviço dos doen...

Sequelas mais comuns do AVC

Depois de ter um AVC a pessoa pode ficar com várias sequelas ligeira...

A importância de ler e escrever na terceira idade

O exercício da leitura e da escrita são poderosos instrumento...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar