É preciso levar em conta que os idosos são pessoas com uma carga de experiência de vida, personalidade e autonomia já conquistada e que, muitas vezes, é difícil abrir mão disso tudo, por assim dizer. Ou seja, se tornar mais dependente de alguma forma.
Quando a vida faz os papéis se inverterem, e os filhos precisam cuidar dos pais, é possível que surjam alguns medos, incertezas e até mesmo conflitos por desacordo de opiniões ou dificuldades no trato com os idosos.
É preciso entender que pessoas com idade mais avançada tiveram outro tipo de criação, têm vivências e opiniões diferentes da sua e devem ser respeitadas.
Atividades em conjunto, com o cuidador, com familiares ou mesmo em um grupo de amigos, fazem o idoso sentir-se acolhido, querido, respeitado. Quanto maior a intimidade, a troca de afeto, mais saudável fica a relação e mais fácil é lidar com os idosos até mesmo os teimosos, que muitas vezes usam a teimosia como forma de suprir alguma carência.
A prática de atividades físicas é importante em todas as etapas da vida, especialmente na terceira idade. Se o idoso não tem condições de fazer exercícios, existem diversas outras atividades que, além de entretê-lo, podem auxiliar para estimular a memória, relaxar, deixá-lo mais descontraído, acalmar, como por exemplo, Jogo dos 7 erros, palavras cruzadas e dominó são algumas das opções.
E se o idoso estiver enfrentando alguma doença, podem conversar com o médico e pesquisar sobre os sintomas e as reações às medicações..
O pequeno-almoço é, tradicionalmente, considerado a refei&cce...
As perturbações do sono são comuns entre os adultos. O...
Na generalidade, o AVC ocorre devido a uma interrupção s&uacu...