Como lidar com idoso que não quer se alimentar

Dicas No.81 | postado em Martes, 01 Diciembre 2020

Na terceira idade é bem comum sofrer com falta de apetite, sabia. O problema é que a carência de ferro, cálcio e outros nutrientes pode ocasionar doenças sérias, como osteoporose, anemia, colesterol alto e, dependendo do caso, até mesmo desnutrição. Por isso, todo cuidado é pouco.
Para aumentar o apetite é importante fazer atividade física e consumir alimentos ricos em complexo B, como quinoa. Outra dica interessante é fazer as refeições preferencialmente no mesmo horário e servir menores quantidades, explica a profissional.
Muita gente esquece que a atividade física - além de fazer bem para o humor e o corpo de uma forma geral - ajuda a gastar energia e acelerar o metabolismo, o que chama a fome. Para manter a saúde na terceira idade, uma boa sugestão é fazer exercícios como pilates, hidroginástica, yoga ou até mesmo musculação, sempre com o devido acompanhamento de um profissional da Educação Física. Essa é uma ótima forma de fazer o apetite crescer e ter um estilo de vida saudável.
Para facilitar na alimentação do idoso, a nutricionista recomenda pensar em pratos que sejam fáceis de comer no dia a dia: Ofereça uma alimentação simples e fácil, que não dê tanto trabalho principalmente para mastigar tanto. Faça alimentos cozidos a vapor, para ter uma perda menor de vitaminas e minerais, por exemplo. Você também pode oferecer comidas amassadinhas e fracionar as refeições de três em três horas.
De acordo com os nutricionistas, as melhores receitas para servir aos idosos com falta de apetite são. Sopas de legumes com músculo moído carne moída frango, suflês de legumes ou até mesmo uma gelatina caseira com iogurte e frutas batidas para a sobremesa.
O idoso não pode deixar de consumir probióticos, para ajudar na imunidade; alimentos ricos em proteínas, para evitar a perda de massa muscular; comidas ricas em antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam na dor como abacate e açafrão vegetais ricos em vitamina C, beterraba, cereja e frutas vermelhas em geral alimentos ricos em ferro vegetais verde-escuros, carnes e castanhas, para evitar anemia, ovos, que são ricos em colina, substância que ajuda na memória, e fontes de ômega 3, que são alimentos anti-inflamatórios, ajudando na cognição, na memória e a evitar doenças neurológicas. Também, carnes vermelhas magras estão entre as melhores fontes de ferro entre as proteínas animais. Inclua um vegetal, como espinafre ou couve, para ampliar sua absorção. Tente variar o cardápio com carne magra bovina, cordeiro, frango e peru.
 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Melhores exercícios em casa para combater a osteoporose

Estima-se que aos 75 anos, cerca de metade da população ter&a...

Como reconhecer os sinais de incontinência nos idosos

Por vezes os idosos sofrem de incontinência em silêncio, n&atil...

Praticar a solidariedade faz bem a saúde mental mente

Praticar a solidariedade ou contribuir para o bem-estar do outro sem espera...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar