Como lidar com a artrite nos idosos

Dicas No.388 | postado em Lunes, 19 Diciembre 2022

É uma doença degenerativa, o que significa que os sintomas tendem a piorar com o tempo, mas também pode ser um tipo de artrite autoimune com sintomas articulares associados, que se caraterizam por crises inflamatórias e uma situação evolutiva clínica crónica.
Geralmente distinguem-se dois tipos de artrite, a osteoartrite e a artrite reumatoide. No primeiro caso há um desgaste da cartilagem que faz com que os ossos se toquem causando atrito, levando a fricção, danos e inflamação.
Por outro lado, a artrite reumatoide é uma doença sistémica que desencadeia sintomas em todo o corpo. É uma doença autoimune e acontece quando o sistema imunitário ataca erradamente tecidos articulares saudáveis.
Em Portugal, a artrite reumatoide é a doença reumática inflamatória mais comum, atingindo cerca de 0,3% a 0,4% da população portuguesa.
Pode ser um problema de saúde incapacitante e por isso é importante recorrer a ajudar médica, e seguir as indicações de tratamento para atenuar os efeitos da doença o mais cedo possível.
A artrite é a inflamação de uma ou mais articulações que é recorrente ou crónica. A inflamação pode afetar negativamente todas as partes da articulação, incluindo os ligamentos, a cartilagem, o líquido sinovial e o osso.
Os sintomas mais comuns são a dor e a rigidez, mas a gravidade e os sintomas podem variar em cada tipo de artrite. Para alguns, a dor é crónica e constante, enquanto que para outros, é inconstante.
A osteoartrite, também conhecida como doença degenerativa das articulações, é o tipo de artrite mais comum entre a população em geral, começa quando a cartilagem dentro de uma articulação começa a decompor-se, causando deterioração dos tendões e ligamentos e alterações no osso subjacente.
Em casos mais graves, toda a cartilagem de uma articulação se desgasta, deixando os ossos a roçar uns contra os outros. A doença afeta mais frequentemente as mãos, joelhos, ancas, pescoço e a zona lombar.
A gota é uma forma complexa, mas comum de artrite inflamatória e uma das mais dolorosas.
Tipicamente afeta uma articulação de cada vez, muitas vezes a articulação do dedo grande do pé. 
A gota é mais frequentemente detetada no dedo grande do pé, mas também afeta normalmente as articulações menores do dedo do pé, tornozelo e joelho.
Um sinal de gota é uma articulação vermelha escura ou púrpura que está inchada e muito sensível. O médico pode sugerir análises ao sangue e radiografias ou pode querer retirar uma amostra de líquido da articulação enquanto está a ter problemas.
Cada tipo de artrite é tratado de forma um pouco diferente, mas existem alguns tratamentos comuns.
Os medicamentos são frequentemente utilizados para o alívio da dor da artrite dos idosos.
Medicamentos como a lidocaína podem ser utilizados para ajudar a proporcionar alívio da artrite aguda nos idosos e estão disponíveis na farmácia.
Para um idoso saudável, as limitações que a artrite implica podem ser extremamente frustrantes. É importante detetar as doenças das articulações o mais cedo possível, para ser capaz de realizar tarefas de forma independente, etc.

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Coisas divertidas para os idosos fazer depois da reforma

Aceitar a reforma é despedir-se do mundo de trabalho e usufruir dos ...

Dicas para conquistar um envelhecimento saudável

O envelhecimento faz parte do desenvolvimento do ser humano e a expectativa...

Dicas para preparar a entrada do casal em lar de idosos

Encontrar um lar de idosos para um familiar, muitas vezes, é um desa...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar