O transtorno bipolar é uma doença mental que pode aparecer em qualquer fase da vida, mas é na terceira idade que ela se torna muito mais perigosa e difícil de tratar, podendo acarretar em casos de suicídio.
Por ser uma doença mental, a bipolaridade afeta o comportamento da pessoa que possui o transtorno, fazendo com que ela oscile entre períodos de bom humor seguidos de tristeza e depressão.
Dada a gravidade do problema e seu tratamento mais difícil na terceira idade, é muito importante fazer o diagnóstico dessa doença precocemente para que haja mais chances de tratá-la.
Se perceberes que um idoso não consegue completar nenhuma tarefa sem se distrair por várias vezes, fique atento. Esse pode ser um indício da bipolaridade. Também é possível medir a intensidade desse sintoma durante uma conversa, no qual a pessoa afetada é incapaz de manter a atenção no que está sendo dito.
Um dos motivos que leva um idoso com transtorno bipolar a se distrair facilmente é o fato dele falar em excesso. Isso é causado pelo excesso de atividade cerebral que acontece com uma pessoa que sofre dessa doença, deixando-a eufórica e com a necessidade de descarregar essa energia por meio da fala. Além disso, podemos notar que quem sofre desse problema não só fala em excesso, mas também muito rápido, atropelando as ideias a gerar pouco ou nenhum sentido.
Os idosos dormem menos conforme avançam na idade, e isso é completamente normal, já que o corpo produz menos hormônios que ajudam a ter uma boa noite de sono. Mesmo assim, um dos sintomas entre as pessoas que possuem o transtorno bipolar é a dificuldade para dormir, resultante de uma agitação e inquietação muito grade. Esse é um sintoma que deve ser analisado com calma e somado a outros sinais da bipolaridade, já que o distúrbio do sono é normal nos idosos.
Um dos comportamentos frequentes entre as pessoas que possuem esse transtorno é conversar com pessoas desconhecidas, a dizer detalhes de sua vida pessoal sem nenhum tipo de constrangimento.
A mudança repentina de humor é um sintoma clássico dessa doença, sendo um dos mais fáceis de identificar. É importante saber analisar cada caso, já que todas as pessoas, saudáveis ou não, podem apresentar mudanças significativas de humor em poucas horas.
No transtorno bipolar em idoso, essa oscilação é mais evidente e exagerada, e quase sempre começa em um estado de euforia muito grande e acaba em um estado depressivo muito forte, que pode durar dias, semanas ou meses.
Na fase mais depressiva da doença, pode-se observar um afastamento das pessoas e das atividades que costumava realizar com prazer, assim como um descontentamento com a vida, falta de entusiasmo, apatia e culpa. Esses sentimentos são estendidos a todos os tipos de atividades que o idoso deve realizar no dia a dia e são bem visíveis quando se manifestam, já que a pessoa quer ficar deitada ou isolada o dia inteiro, sem vontade de cuidar da sua própria higiene pessoal.
Essa face se torna muito perigosa, ocorrendo em quase todos os casos quando não é tratada...
O processo do envelhecimento traz consigo, habitualmente, complicaç&...
A canja de galinha ajuda a curar gripes e constipações ...
Para manter a saúde dos nossos idosos em tempos de corona vír...