Uma alimentação saudável e equilibrada é uma mais-valia em todas as idades, mas especificamente na terceira idade, constitui um dos principais pilares para um envelhecimento ativo e saudável, com maior qualidade de vida e independência.
De facto, o envelhecimento é um processo complexo, progressivo e natural, que se caracteriza por modificações morfológicas, psicológicas, funcionais e bioquímicas que influenciam a nutrição e alimentação desta faixa etária.
É também um processo dinâmico, acompanhado por um conjunto de alterações que aumentam o risco de défices nutricionais, mais precisamente de desnutrição.
A desnutrição nos idosos é, ainda hoje, frequentemente, subdiagnosticada, podendo ser confundida com sinais de envelhecimento.
Os idosos, tal como a população em geral, em caso de ausência de patologia, devem seguir uma alimentação saudável e equilibrada.
É importante enumerar alguns alimentos essenciais para garantir um bom aporte dos micronutrientes enumerados, assim como de proteína, hidratos de carbono e fibra, de acordo com as necessidades.
Evite que o idoso salte refeições e passe mais de 3h sem comer, prepare-lhe refeições de pequenos volumes e nutricionalmente adequadas.
Promova o consumo de alimentos nutricionalmente completos, ricos em proteína e fibra e pobres em açúcares, gordura e sal.
Altere a textura dos alimentos, triturando-os ou liquidificando-os, caso o idoso tenha dificuldades de mastigação ou deglutição.
Caso seja possível, pratique alguma atividade física para estimular o apetite...
Repleta de histórias, conquistas e trajetórias, a chegada da ...
Viver a terceira idade com vitalidade e saúde é o desejo de m...
Adotar hábitos para manter os idosos saudáveis, é fund...