Como detetar sinais precoces de stress nos idosos

Dicas No.372 | postado em Lunes, 21 Noviembre 2022

O stress é algo que todos nós encontramos em algum momento das nossas vidas.
Embora o stress seja um fator comum que todos nós experimentamos, o stress pode ser particularmente avassalador para os idosos.
Apesar de muitas pessoas idosas terem lidado com muitas situações stressantes ao longo da vida, mesmo em idade avançada, existem fatores de stress que os podem afetar.
O stress contribui para processos de envelhecimento em qualquer momento da vida, e os idosos enfrentam desafios adicionais para lidar com o stress.
Mais tarde na vida, os nossos corpos e mentes já passaram por muito stress e degeneração. É uma luta complexa, e a nossa melhor opção é dedicar uma atenção precoce para cortar os efeitos do stress nas suas origens.
O processo de stress começa com uma fonte desencadeadora, que leva a um sentimento de angústia, que pode levar a resultados prejudiciais como a anciedade, depressão, doenças cardiovasculares, dores articuladas e diminuição da imunidade. Podemos procurar os sinais de stress em idosos e procurar identificar as suas origens, a fim de evitar danos relacionados com o stress a longo prazo.
As pessoas idosas podem não ser tão afetadas pelo stress como as pessoas de 20 anos, mas isso não significa que sejam imunes. Na verdade, pode ser mais difícil lidar fisicamente com o stress à medida que envelhecemos.
Temos tendência a ter menos resistência ao stress, e os idosos descobrem frequentemente que o stress os afeta de forma diferente em idade mais avançada.
Isto acontece em parte, por causa das mudanças físicas 
que acontecem nos nossos corpos, sobretudo a partir dos 50 ou mais anos.
As mudanças físicas que acontecem com a idade não só podem reduzir a capacidade de lidar com o stress, mas também podem ser a fonte de stress.
Por exemplo, o stress em idosos pode ser causado por,
dor ou desconforto recorrente
Questões de mobilidade
Doença das artérias coronárias.
Quando chegamos aos 60 anos de idade temos tendência para encontrar diferentes fatores de stress que não ocorreriam aos 20 anos.
O poderão observar as formas de estar de um idoso de dia para dia e anotar quaisquer mudanças. Ao tomar nota do seu bem-estar e comportamentos gerais é importante prestar particular atenção a fatores específicos.
Estes são alguns exemplos a que se deve estar atento.
Mudanças nos hábitos alimentares, mudanças de humor, maior irritabilidade
Ansiedade, tristeza
Indiferença, euforia ou excesso de atividade incomum
Dificuldades com a memória a curto prazo
Dificuldades de concentração
Menos atenção à higiene pessoal e autocuidado
Dores de cabeça de tensão
Mais dores do que o habitual e dores no corpo em geral
Ganho ou perda de peso, Dificuldades para dormir
Baixa energia.
Se o idoso continuar a sentir os efeitos do stress, será melhor falar com o médico sobre isso. Por vezes, o corpo pode estar a ter efeitos físicos de stress que não se pode realmente identificar sem a ajuda de um profissional de saúde.
O médico poderá ajudar a orientar o idoso para ter uma melhor saúde.
O stress não é inevitável. Mas, manter uma mente aberta e abordar a experiência do stress com empatia pelos idosos pode significar a diferença entre uma vida que se torna mais difícil e dolorosa, e uma vida com mais saúde e bem-estar.

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Quais são os tipos de dor no corpo em idosos mais comuns

É  comum associarmos a idade avançada a diversos tipos d...

O Papel das Relações Interpessoais nos Lares para Idosos

Nos lares para idosos em Portugal, as relações interpessoais ...

Os benefícios do lazer para a terceira idade

O lazer na terceira idade auxilia os idosos a envelhecerem com mais sa&uacu...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar