Como cuidar de idosos com sonda vesical

Dicas No.53 | postado em Miércoles, 21 Octubre 2020

A sonda vesical de demora,ou sonda de Folley, é utilizada quando a pessoa não é capaz de urinar espontaneamente ou de controlar a saída da urina. Essa sonda possui um pequeno balão interno que depois de cheio prende a sonda dentro da bexiga. A parte externa da sonda deve ficar presa na coxa da pessoa, de forma a mantê-la no lugar, permitindo a movimentação.
Para fixá-la e evitar ferir a pele ou as alergias, é melhor utilizar esparadrapo antialérgico, mudando constantemente o local de fixação. Fora do corpo, a sonda liga-se a uma bolsa que armazena a urina e pode ser fixada na lateral da cama, na cadeira de rodas ou na perna da pessoa. Esse tipo de sonda só pode ser colocado e retirado pela equipe de saúde.
A sonda de demora faz com que a pessoa urine continuamente e, como essa sonda fica por um tempo dentro da bexiga, é preciso cuidados para se prevenir infecções, sangramentos e feridas nos idosos. 
Lave as mãos com água e sabão sempre que for mexer a sonda.
Sempre manuseie a sonda cuidadosamente, evitando puxar ou empurrar o cateter, pois esses movimentos podem machucar a bexiga ou a uretra do paciente.
O saco coletor da sonda precisa ser esvaziado sempre que atingir metade de sua capacidade. Jamais espere que a bolsa fique cheia de urina.
O tubo da sonda deve ser lavado com água e sabão pelo menos três vezes por dia, evitando a proliferação de bactérias.
Não deixe o saco coletor em contato com o chão. Se o paciente precisar se locomover, a bolsa deve ser envolvida em um saco plástico, para evitar a contaminação.
Sempre mantenha a bolsa abaixo do nível da bexiga do paciente. Quando ele estiver deitado, deixe o coletor pendurado na beira da cama ou sobre um móvel baixo, para evitar que a urina retorne para a bexiga. 
 A troca da sonda vesical deve ser realizada por um médico ou enfermeiro, portanto, é necessário levar o paciente até o hospital,  ou que o profissional de saúde responsável faça uma visita residencial para realizar a troca da sonda. Sondas de silicone normalmente precisam ser trocadas a cada três meses, enquanto as sondas de látex costumam ser trocadas a cada dez dias.

 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Os idosos têm mesmo mais frio que os jovens

O envelhecimento leva a que o corpo reaja de diferentes formas quando sujei...

Complicações mais frequentes nos pés dos idosos

O processo do envelhecimento traz consigo, habitualmente, complicaç&...

Reabilitação Cardíaca: o exercício físico é o melhor remédio para o coração

O exercício físico está longe de ser uma prátic...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar