Como combater o cansaço quando somos idosos

Dicas No.57 | postado em Martes, 27 Octubre 2020


À medida que envelhecemos, ficamos mais propensos a certas doenças e, por isso, é comum sentirmo-nos mais cansados. No entanto, o cansaço não é inerente à idade! A menos que a dor crónica esteja a causar-lhe fadiga, existem pequenas mudanças que pode adotar na sua rotina diária dando-lhe mais energia para o seu dia-a-dia.
A fadiga ou cansaço nos idosos,  pode ser entendido como uma falta de energia e motivação, tanto física como mental.
Por exemplo, no caso da osteoartrite ou artrite reumatoide, as dores nos joelhos são muito comuns e a dificuldade em realizar simples tarefas diárias aumenta a probabilidade de experienciar a fadiga.
De acordo com vários estudos, a falta de vitamina B12 é geralmente comum nas pessoas idosas, pois, estes têm mais dificuldade em absorvê-la. A vitamina B12, desempenha inúmeras funções no organismo, sendo que as principais estão relacionadas com o correto funcionamento de todas as células do organismo, especialmente as células do trato gastrointestinal, sistema nervoso e medula óssea. Para que estas células funcionem corretamente precisam de pequenas quantidades de vitamina B12.
Os sintomas do défice de B12 são anemia, fadiga, fraqueza, constipação, perda de apetite, perda de peso, alterações neurológicas, como dormência e formigamento nas mãos e nos pés e, novamente, os “sintomas” que mais comumente associamos ao envelhecimento: dificuldade mantendo equilíbrio, depressão, confusão, demência, má memória e dor na boca ou na língua.
Os idosos precisam de alimentos ricos em gordura, uma vez que o seu corpo precisa de muita energia para digerir alimentos com elevado teor de gordura. Se consome este tipo de comida regularmente, tal pode contribuir para os seus baixos níveis de energia e sensação de cansaço geral.
Se consumir uma dose saudável de proteínas juntamente com os hidratos de carbono, tal contraria o efeito provocado pelos hidratos, é tudo uma questão de equilíbrio.
Se se sente cansado, poderá não ter grande vontade de passar horas na cozinha a preparar refeições saudáveis do zero. No entanto, há muito que pode fazer para se motivar e começar a seguir uma dieta equilibrada.
Cozinhar em grandes quantidades, prepare um prato saboroso e saudável em dose reforçada, assim podes guardar no frigorifico para outra refeição, etc.

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Memória e a idade porque ficamos mais esquecidos com o tempo

O cérebro pode armazenar uma alta quantidade de memórias, for...

Refeições Leves e Nutritivas: Como Alimentar-se Bem nos Dias Quentes

O verão é uma estação que traz consigo dias lon...

Combata a gripe dos idosos com remédios naturais

 A canja de galinha ajuda a curar gripes e constipações ...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar