O grande sonho da maioria dos idosos é o de conseguir ficar na casa onde foram tão felizes. No entanto, para que isso seja possível, existe uma necessidade de adaptação e modificação de algumas coisas, garantindo as mínimas probabilidades de acidentes, imprevistos e desajustes.
O primeiro passo para transformar uma casa segura para idosos é o de percorrer todas as divisões, sem exceção, e procurar potenciais problemas.
E não olhe para os espaços com os seus olhos normais, olhe de forma analítica, tentando antecipar eventuais quedas de objetos, obstáculos no caminho onde seja provável tropeçar, esquinas mais perigosas, entre outras.
Uma das regras mais importantes para conseguir uma casa à prova de quedas e acidentes em idosos é a ausência de obstruções no caminho. Assim, se for necessário, mude os móveis de sítio ou de orientação, de forma a que os corredores de passagem fiquem totalmente libertos e com espaço para auxiliares de motricidade, como muletas, andarilhos ou até mesmo cadeiras de rodas.
Muita atenção aos tapetes!
Se já para adultos este item de decoração se torna perigoso por vezes, imagine para um idoso já com algumas dificuldades de movimentos. Isto acontece sobretudo pelo facto das bordas começarem a enrolar e acabarem por servir de rasteira aos pés das pessoas com mais idade. E uma queda pode resultar em danos bem complicados nos casos das idades mais avançadas.
Barras de apoio para a casa de banho
O utilizador comum pode até não perceber bem a utilidade das barras de apoio nas casas de banho, como aquelas que vê no centro comercial, mas para pessoas com já alguma dificuldade motora elas são essenciais!
E a casa de banho é uma das divisões mais perigosas para pessoas com alguma idade. Evite tropeções e quedas com a ajuda destas barras.
Além das barras de apoio que pode também colocar junto à banheira, analise a banheira atual e o esforço exigido para entrar e sair da mesma. O ideal é um poliban, idealmente com banco integrado, também é necessário uma boa iluminação em toda a casa.
Como os dentes, as próteses são propensas a ganhar placa bact...
A aterosclerose é uma doença cardiovascular degenerativa cr&o...
Como é tradição, as receitas para a sexta-feira Santa ...