Como a terapia da fala pode ajudar no acompanhamento de idosos

Dicas No.391 | postado em Jueves, 22 Diciembre 2022

À medida que as pessoas envelhecem a fala, linguagem, memória, voz e deglutição alteram-se naturalmente.
À medida que envelhecemos, os nossos corpos mudam. As nossas capacidades de fala, que podem ser afetadas por vários motivos como doenças ou pelo processo de envelhecimento em geral, também podem ser afetadas.
Para os idosos que apresentam problemas com a mastigação e deglutição ou tiverem ataques de tosse antes, durante ou após a ingestão de alimentos, ou descobrirem que a qualidade das suas vozes sofreu alterações, a terapia da fala pode ajudar.
A terapia da fala pode ter muitos benefícios para a manutenção da saúde nos idosos. Ao criar um plano de tratamento único para cada indivíduo, esta terapia promove o mais alto nível de funcionamento possível para cada idoso.
A terapia da fala pode atuar de forma especifica para os idosos, porque pode ajudar em questões de fala devido ao processo natural de envelhecimento.
 À medida que o corpo envelhece, as cordas vocais podem tornar-se menos elásticas e os músculos da laringe podem enfraquecer, tornando difícil falar de forma habitual.
A terapia da fala pode ser usada para ajudar os idosos a reaprender a falar, utilizando exercícios vocais para os ajudar uma vez mais a comunicar eficazmente.
Nos cuidados com os idosos, o estabelecimento de uma boa comunicação é importante para que possam atingir um estado de bem-estar físico e psicológico.
A terapia da fala é um processo que aborda os problemas da fala e da deglutição.
Estes problemas podem ocorrer por várias razões, e podem ser vitais para a saúde geral dos idosos e para a sua capacidade de comunicação.
A terapia da fala para idosos é muitas vezes necessária quando se recupera das consequências debilitantes de um AVC ou demência.  Também pode ser necessária após um ferimento na cabeça.
A terapia da fala atua no sentido de apoiar as tentativas do cérebro de criar novas capacidades para a fala.
O tratamento é semelhante ao tratamento da afasia expressiva e envolve a rede de apoio do idoso para manter o mais alto nível de comunicação possível.
Melhorar a deglutição
Os problemas de deglutição são referidos como disfagia e são geralmente o resultado de uma mudança estrutural no mecanismo de deglutição.
Os idosos podem ter dificuldades com alimentos sólidos, líquidos ou ambos. Estas alterações podem causar fugas de comida do trato digestivo para o trato respiratório, o que se chama aspiração.
A introdução de material estranho nos pulmões pode resultar em pneumonia por aspiração, que é difícil de tratar e pode resultar em morte.
A intervenção do terapeuta da fala pode prevenir isto, realizando avaliações de deglutição e fazendo modificações alimentares.
A terapia da fala pode ter muitos benefícios para a manutenção da saúde em geral dos idosos. 





 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Como fazer uma limpeza correta nos lares

A importância da higiene e desinfeção nos  lares d...

O papel da Nutrição na diabetes

Todas as pessoas com diabetes devem ser acompanhadas por um nutricionista. ...

Importância da fibra nos alimentos das pessoas idosas

As doses diárias recomendadas de ingestão de fibra ...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar