Como a enfermagem pode ajudar os idosos

Dicas No.453 | postado em Jueves, 04 Mayo 2023

Como as pessoas vivem mais tempo, a população idosa aumenta, o que significa que há mais pessoas a viver com doenças crónicas e doenças associadas ao envelhecimento.
Os enfermeiros têm um papel vital em ajudar os doentes idosos a permanecerem saudáveis e podem utilizar uma variedade de métodos para os apoiar a permanecerem mais saudáveis por mais tempo.
O cuidado da enfermagem ajuda a evitar o agravamento das doenças crónicas, os internamentos hospitalares e permite que os idosos mantenham a sua independência por mais tempo.
Normalmente são os enfermeiros que gerem o processo de medicação aos idosos, supervisionando a administração dos medicamentos, procurando potenciais reações adversas e assegurando que as receitas são passadas em tempo útil.
O cuidado especializado dos enfermeiros pode ajudar a aliviar a carga física e emocional inerente aos cuidados específicos para idosos.
A equipa de enfermagem também mantem os canais de comunicação ativa com todo o corpo clínico e terapeutas que acompanham o idoso. A interdisciplinaridade dos conhecimentos dos enfermeiros permite que a comunicação seja abrangente e detalhada.
Outro papel importante que os enfermeiros desempenham junto dos idosos é a monitorização do seu bem-estar. Isto é especialmente importante para os adultos idosos que vivem com condições de saúde crónicas como diabetes ou tensão arterial elevada.
O tempo frio aumenta a probabilidade de pessoas mais velhas serem internadas no hospital devido à exposição a temperaturas mais baixas.
Para pessoas com doenças crónicas, a temperatura só precisa de baixar alguns graus para causar problemas.
Os enfermeiros podem ajudar os idosos a prepararem-se para os meses de inverno, dando conselhos sobre como aquecer a casa, armazenar comida e manterem-se quentes com cobertores. 
Além disso podem encorajar as pessoas mais velhas a obter uma vacinação contra a gripe ajuda-as a evitar a gripe e a pneumonia.
Uma das coisas mais significativas que uma enfermeira pode fazer pelas pessoas mais velhas com doenças crónicas é dar-lhes um plano de gestão.
Este plano inclui conselhos sobre o estilo de vida e o que fazer se se sentirem mal. Também assegura que sabem como tomar a medicação adequadamente e como viver com a sua doença.
Compreender o estado de saúde geral do idoso
Manter uma dinâmica de comunicação regular com o médico responsável e com a família ou os cuidadores
Otimizar o posicionamento do idoso sempre que necessário
Monitorar com regularidade a tensão arterial e os níveis de glicemia ou outros
Compreender os problemas de saúde agudos e crónicos dos que afetam os idosos
Organizar os medicamentos por embalagens e uso
Educar o idoso sobre segurança pessoal e prevenção de doenças
Explicar e recomendar ajustes ao regime de medicação do idoso para assegurar a aderência.
A equipa de enfermagem ajuda a proporcionar cuidados fundamentais à qualidade de vida do idoso, ao envelhecimento ativo deste e a alcançar mais ganhos para a sua saúde, etc.












 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Dicas para estimular o apetite dos idosos

A medida que envelhecemos, frequentemente o apetite começar a diminu...

Tuberculose: o que saber sobre esta doença contagiosa

Existem três tipos de tuberculose, embora a mais comum seja a tubercu...

Lares residenciais em Portugal para idosos e pessoas com deficiência

Envelhecer é uma fase natural da vida e todos irão se tornar ...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar