As infeções do trato urinário são o tipo mais comum de infeção bacteriana nas pessoas mais velhas.Em geral as infeções urinárias afetam cerca de 10% dos homens e 20% das mulheres com mais de 80 anos.Os idosos podem também experimentar sintomas diferentes e mais graves do que os adultos mais jovens, incluindo agitação, confusão mental e mudanças súbitas de comportamento.
Quando não tratadas, as infeções urinárias nos idosos podem causar problemas graves, incluindo danos renais permanentes e septicemia, uma infeção generalizada e potencialmente fatal.
Em geral um idoso tem provavelmente uma infeção do trato urinário em algum momento da vida. Mas o risco de desenvolver este problema de saúde, é maior quando a pessoa idosa é frágil, aumentando as suas probabilidades de delírio, hospitalização e morte.
Quando as bactérias entram na uretra e o sistema imunitário não as consegue combater, estas bactérias podem propagar-se para a bexiga e rins, o que resulta numa infeção urinária.
As mulheres são mais propensas a ter uma infeção urinária do que os homens porque as suas uretras são mais curtas do que as dos homens e o risco aumenta com a idade.
Mais de 10 por cento das mulheres com mais de 65 anos de idade apresentam em algum momento uma infeção urinária.
As pessoas mais idosas são mais vulneráveis às infeções urinárias, porque à medida que envelhecemos, tendemos a ter músculos mais fracos na bexiga e pavimento pélvico que podem causar retenção de urina.
As mulheres produzem quantidades mais baixas de estrogénio após a menopausa. Isto pode criar um desequilíbrio de bactérias boas e más na vagina, o que pode levar a infeções.
Como em qualquer outra situação de infeção, os idosos podem experimentar sintomas físicos típicos. No entanto, podem não notar de imediato uma infeção ligeira.
Isto acontece porque os problemas urinários crónicos comuns em idosos, tais como incontinência ou elevada frequência urinária, podem ter sintomas semelhantes aos de uma infeção urinária, mascarando assim a existência da inflamação.
Os sintomas comuns de uma infeção urinária incluem:
Ardor e sensação dolorosa ao urinar
Urinar frequente e intensamente, mesmo quando há pouca urina para passar
A sensação de que a bexiga não está completamente esvaziada
Sangue na urina
Urina escura ou com cheiro fétido
uma necessidade urgente de urinar.
Quando o médico suspeita da existência de uma infeção urinária, esta pode ser facilmente confirmada com uma simples análise à urina.
O médico pode realizar uma cultura de urina para determinar o tipo de bactérias que causam a infeção e indicar o antibiótico mais adequado para a tratar.
As pessoas que têm duas ou mais infeções urinárias em 6 meses ou três ou mais em 12 meses podem usar antibióticos profiláticos, o que significa tomar um antibiótico todos os dias para prevenir a ocorrência de uma infeção urinária.
Os idosos saudáveis podem também utilizar alguns analgésicos de venda livre tais como o ibuprofeno para atenuar a dor e a micção frequente. Outros tipos de medicamentos podem também ser utilizados.
Para os idosos com a doença de Alzheimer ou outros tipos de demência, qualquer tipo de stress, físico ou emocional que afete o corpo, como uma infeção urinária, poderá muitas vezes também piorar temporariamente o estado de demência.
É recomendado que os adultos mais velhos bebam quatro a seis copos de água por dia. Beber sumo de arando também pode tornar a urina mais resistente às bactérias.
Há quem considere o período de frio uma estação...
A expectativa de vida tem aumentado constantemente, e passamos cada vez mai...
A prática de Yoga pode ser a chave para o bem-estar entre a popula&c...