Causas para a tosse seca e produtiva como tratar

Dicas No.356 | postado em Miércoles, 19 Octubre 2022

A tosse pode ser provocada por diversas patologias, doenças, como é exemplo a constipação comum, resfriado, a gripe, a pneumonia, as alergias, pólens, ácaros, tuberculose, bronquite, entre muitas outras. Veja mais informação em causas para a tosse.
A tosse é um mecanismo de defesa do organismo. Quando algo irrita a garganta ou as vias aéreas ver causas, a tosse é uma forma de expulsar os irritantes e, desta forma, defender o nosso organismo. Os irritantes estimulam as terminações nervosas que enviam uma mensagem para océrebro, que por sua vez, envia informação aos músculos intercostais, diafragma e do abdômen que se contraem e expulsam rapidamente o ar dos pulmões.
Dito isto, a tosse pode ser benéfica para o organismo pelo que nem sempre se devem usar medicamentos antitússicos remédios para a tosse, habitualmente em xarope sob pena de agravamento do quadro clínico.
Uma tosse ocasional sem outros sinais e sintomas de alarme é normal e saudável. Mas quando a tosse persiste por várias semanas, mesmo sem apresentar outros sinais e sintomas deve ser sempre avaliada pelo médico. Assim como no caso de coexistirem outros sintomas, como por exemplo a febre, principalmente se for superior a 38 graus ou um quadro de febre com mais de mais de 3 dias de evolução.
Dizemos que estamos perante uma tosse seca quando não há secreções e perante uma tosse tosse produtiva quando há secreções como a expetoração amarelo-esverdeada que é um sinal de infeção nas vias respiratórias.
A tosse com sangue hemoptise, é sempre um sinal de alarme. O sangue pode ser vermelho-vivo, rosado e espumoso, ou pode ser misturado com a expetoração neste caso denomina-se expetoração hemoptóica. A hemoptise, mesmo em pequenas quantidades, até poderá não ser grave, mas é sempre um sinal de alerta que deve ser estudado rapidamente.
Às vezes, a tosse pode ser muito intensa. Também é cansativo e pode causar insónia, tontura ou desmaio, dores de cabeça, incontinência urinária, vómitos e até fraturas costais.
Para diminuir a tosse, deverá tomar algumas medidas importantes, como:
Fazer uma boa hidratação, beber bastantes líquidos. Água, sumo, sopa líquida ou água morna com limão são boas escolhas. Evite cafeína e álcool, que podem levar à desidratação. Tomar chá e outros líquidos quentes podem acalmar, aliviar e reduzir a tosse.
Ajuste a temperatura e a humidade do seu quarto. Mantenha o seu quarto quente, mas não excessivamente. Se o ar estiver seco, um humidificador pode ajudar a aliviar a tosse.
Um gargarejo de água salgada  1/4 a 1/2 colher de chá de sal dissolvido num copo de água morna,  pode aliviar, durante algum tempo, a dor e irritação na garganta.
O tratamento da tosse depende naturalmente da causa que lhe está subjacente. Nunca se automedique e consulte sempre o seu médico, etc.



 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Alzheimer regras para apoio domiciliário

Cuidar de doentes com Alzheimer é um teste para o qual muito poucos ...

Benefícios das tividades físicas para diminuir a artrose nos idososs

A artrose é um fenômeno natural que pode surgir com o decorrer...

Vacina de gripe para idosos

  “A vacina é recomendada para determinados grupos popul...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar