As perturbações do sono são comuns nas pessoas com Demência. Algumas pessoas dormem durante o dia e por isso ficam acordadas e inquietas durante a noite. Outras pessoas já não têm capacidade para distinguir o dia da noite. Outras, ainda, já não são tão ativas como eram, pelo que agora necessitam de dormir menos.
É importante tentar identificar o que pode estar a causar a perturbação, será o ambiente, a demência ou os medicamentos utilizados. O esclarecimento da causa vai ajudar a decidir que tipo de estratégias podem ser utilizadas para ultrapassar o problema.
Para algumas famílias e cuidadores, o registo num diário facilita a observação do padrão de comportamento que pode estar a desenvolver-se, permitindo que a causa do problema seja identificada mais facilmente.
Depressão, que faz com que a pessoa desperte de madrugada e seja incapaz de voltar a dormir.
Efeitos secundários de medicamentos ex. diuréticos.
Doenças tais como angina, insuficiência cardíaca, diabetes ou úlceras, dor causada por doenças como a artrite.
Infeção do trato urinário, que provoca uma necessidade frequente de urinar.
Avalie com o médico a possibilidade de parar ou alterar a medicação diurética, se sentir que esta está a contribuir para o problema.
O quarto pode estar muito quente ou muito frio, uma iluminação fraca pode causar desorientação à pessoa com Demência.
As alterações no ambiente, tais como mudar-se para uma casa nova ou ser internado no hospital, podem causar desorientação e confusão à pessoa.
Se julgar que a pessoa pode estar com fome durante a noite, tente dar-lhe um pequeno lanche na altura de ir para a cama ou quando acorda pela primeira vez, beber um chá de ervas ou leite morno com canela 30 minutos antes de dormir pode ajudar.
De uma forma resumida e simples, um cuidador é uma pessoa remunerada...
Verão Saudável: Dicas de Banho para Manter os Idosos Frescos ...
Em Portugal, assim como noutros países, a questão dos lares &...