Um lar de idosos, casa de repouso, trata-se de um alojamento colectivo, de utilização temporária ou permanente, para idosos em situação de maior risco de perda de independência e ou de autonomia.
Este tipo de instituição promove a socialização do idoso, através da companhia e conversação com outras pessoas da mesma faixa etária, sendo possível a criação de novas amizades e partilha de experiências. Este processo afasta o risco de depressões e combate a solidão na terceira idade
Proporciona um leque de atividades que pretende melhorar a autoestima e qualidade de vida do idoso, como a atividade física.
Cuidados médicos regulares. Um lar é provido de vários profissionais de saúde como médico, enfermeiro, cuidadores, com vista a prestar um serviço de emergência, caso assim seja necessário.
Preparação de refeições personalizadas por um nutricionista que garantem uma ingestão adequada de nutrientes adequados ao bom funcionamento orgânico do idoso.
Adaptação da habitação às necessidades físicas do idoso com equipamentos como rampas, cadeiras de rodas, cadeiras sanitárias, cadeira de banho apropriada para o idoso entre outros.
Contudo, nem todos os idosos optam por resistir em um lar. Muitos pretendem permanecer nas suas casas, opção que deve ser respeitada, etc..
Por vezes é mais rápido ou mais fácil comer alimentos ...
A carne e produtos lácteos são as principais fontes naturais ...
A esperança média de vida está a aumentar, o que resul...