Os jogos para idosos trazem benefícios que ajudam a combater e a prevenir algumas dessas doenças, além de facilitar as atividades diárias.
Os jogos não podem ser considerados apenas como entretenimento, pois ajudam a exercitar o cérebro, potencializando a aprendizagem em crianças, a estimular a produtividade profissional, e a manter determinadas habilidades como a memória e garante qualidade de vida para idosos de maneira descontraída e prazerosa.
Por conta do desgaste na memória, é normal que o idoso apresente dificuldades para realizar suas atividades do dia a dia.
Além dos benefícios cerebrais, alguns jogos precisam ser jogados com mais de uma pessoa, o que estimula a interação social. Isso também é imprescindível, pois contribui para manter a saúde emocional e relacionamentos com outras pessoas.
O xadrez é uma das opções de jogo para desenvolver o raciocínio lógico e estratégico do idoso. Ele deve ser jogado entre duas pessoas, a proporcionar momentos de descontração e alegria. O jogo contribui para melhorar a desenvoltura no momento das decisões, e ajuda o idoso a resolver problemas e a encontrar soluções para as tarefas diárias.
Jogo da memória, demonstra um dos benefícios que ele traz para os idosos. Ele exige que a pessoa exercite o raciocínio para identificar as peças iguais. Portanto, o cérebro funciona com o intuito de guardar as informações ao longo da atividade, diminuindo a possibilidade da perda das habilidades cerebrais.
As palavras cruzadas também é uma alternativa interessante de diversão. Elas contribuem para a manutenção da bagagem de conhecimentos gerais, além de ajudarem a conhecer assuntos diferentes. Por esse fator, é uma atividade muito boa para manter o cérebro atuante e preparado para novas descobertas, etc.
Na terceira idade, o organismo dificilmente desenvolverá febre por c...
O envelhecimento está associado a múltiplas mudanças e...
A perda muscular ocorre devido a um desequilíbrio entre dois sinais ...