O pilates é um método de exercitar o corpo sem muito esforço, seu objetivo é obter o controle do corpo pela mente, até por isso que suas principais premissas sejam a respiração, concentração e precisão. Essa atividade traz consigo benefícios para quem a pratica, independente de sua idade, mas em relação aos idosos, os efeitos são ainda melhores, uma vez que nessa faixa etária, a maioria das pessoas apresentam problemas com postura, dores no corpo, indisposição, etc.
Muitos idosos reclamam da falta de flexibilidade na terceira idade e acham que isso não tem como melhorar, pois tem sim. Músculos bem alongados podem prevenir graves lesões, diminuem o estresse e ainda melhoram a prática dos outros exercícios físicos. Além disso, ter uma boa flexibilidade é fundamental para os idosos, uma vez que isso previne as quedas que são tão comuns nessa idade.
Dormir bem é fundamental para qualquer pessoa em qualquer idade, mas os idosos têm uma certa necessidade maior de uma noite bem dormida. Como o pilates contribui para a liberação de endorfina, o corpo terá a sensação de bem estar e alivia totalmente o estresse, uma vez relaxado, o sono se torna mais profundo.
Também indispensável para a prevenção de quedas, o fortalecimento muscular contribui para um bom funcionamento do corpo em todo o seu sistema. O pilates trabalha diversos músculos ao mesmo tempo e isso faz muito bem a saúde do idoso, etc.
O envelhecimento da população é uma realidade em Portu...
Cuidar de uma pessoa com Doença de Alzheimer pode tornar-se uma tare...
Uma exposição sadia ao sol é benéfica nã...