Benefícios da massagem relaxante para os idosos

Dicas No.261 | postado em Martes, 01 Febrero 2022

A massagem relaxa, alivia dores nas costas e na cabeça e traz bem-estar. Na terceira idade, os benefícios vão além. Aumenta a nutrição da pele e dos músculos e auxilia na mobilidade, explica os fisioterapeutas.
É excelente  para lubrificar, porque nessa idade a pele é mais seca e fica menos flexível, podendo levar a infeções. E também ativa a circulação do sangue. 
A partir dos 60 anos, o desgaste natural dos músculos algo intrínseco à idade, faz com que eles aguentem uma carga menor, causando dores mais intensas e frequentes. Além disso, há a perda de massa muscular própria do envelhecimento. Todos esses sintomas podem ser amenizados com sessões de massagem.
No inverno principalmente as dores aumentam, pelo fato de está muito frio.
Entre as vantagens da massagem na terceira idade aumenta a consciência corporal. É o que chamamos de propriocepção, ou seja, como posicionar melhor ombro, braço, perna, e distribuir melhor o peso do corpo. Isso leva também a uma melhora no equilíbrio, reforça. A massagem também pode ter caráter preventivo:  A grande maioria dos idosos procura esse serviço quando tem dor. Nessa idade, as dores são incapacitantes.
O simples toque do terapeuta também ganha importância. O idoso recebe muitos miminhos,  a pessoa sabe que, pelo menos teem uma  hora reservada para eles, receber atenção e carinho.
Apesar dos inúmeros benefícios, a massagem exige cuidados especiais na terceira idade. A pressão exercida deve ser mais suave a fim de não machucar a pele ou causar hematomas. Também é preciso ficar atento ao quadro de saúde do idoso. Se a pessoa chega com dores nas pernas e inchaço, por exemplo, o profissional deve desconfiar de uma possível trombose e pedir uma avaliação mais detalhada. Fazer massagem em quem tem trombose, por exemplo, pode piorar o quadro. Por isso, é essencial saber as doenças existentes ou até mesmo se há alguma razão para a queixa dessas dores.
A massagem é contraindicada para quem tem doenças vasculares como a trombose ou para pacientes com osteoporose ou osteopenia. Quem faz uso de medicamentos como a aspirina, a fim de afinar o sangue, deve ter cuidado redobrado porque a formação de hematomas é mais frequente. Outra preocupação é procurar um profissional especializado. Fisioterapeuta, ou professor de educação deve saber como manipular o corpo de um idoso, porque as articulações são menos lubrificadas.

 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Exercício que combate a ansiedade nos idosos

A prática de Yoga pode ser a chave para o bem-estar entre a popula&c...

Regras para evitar a infeção urinária nos idosos

A infeção urinária é uma infeção ...

Saúde nos lares de idosos em tempo de covid19.

Para manter a saúde dos nossos idosos em tempos de corona vír...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar