Benefícios da fisioterapia para os idosos

Dicas No.331 | postado em Jueves, 01 Septiembre 2022

A fisioterapia para idosos, também conhecida como Fisioterapia Geriátrica ou na especialização Fisioterapia em Gerontologia, é muito importante para garantir a qualidade de vida e bem estar na terceira idade, considerando a importância de complementar a saúde além de tratamentos médicos. O foco da fisioterapia é na relação de nervos, ossos e articulações, de forma que um fisioterapeuta trabalha para prevenir, corrigir e recuperar a função desses sistemas.
Podem procurar a fisioterapia os idosos com Alzheimer, com histórico de AVC ou outros problemas cardiovasculares, em recuperação de cirurgias ou fraturas, com artrose ou outras doenças que diminuem a mobilidade ou a funcionalidade e utilização dos membros.
Preservar a flexibilidade, esse benefício é muito importante considerando a saúde das articulações e músculos, essenciais para a mobilidade e qualidade de vida. A intenção aqui não é buscar a flexibilidade da juventude, então não há esforço além dos limites, mas sim o trabalho para preservar ou conseguir uma leve recuperação do quadro atual.
Se este é o objetivo, o fisioterapeuta faz a orientação de exercícios de alongamento e fortalecimento dos membros mais acometidos, além de indicar também correções posturais e melhorias para o dia a dia.
As quedas na terceira idade são um fator de risco muito grave por resultarem em lesões e fraturas de recuperação muito lenta. Ao mesmo tempo, é comum que elas aconteçam devido a diminuição dos reflexos de coordenação e do equilíbrio. Os exercícios fisioterapêuticos podem ajudar a melhorar esses aspectos.
A coordenação, inclusive, é um elemento que também é comprometido após cirurgias ou com doenças como Alzheimer e Parkinson. O fisioterapeuta, então, propõe exercícios e novos hábitos para adaptação à nova realidade.
As dores diminuem a qualidade de vida e muitas vezes impossibilitam as atividades rotineiras, por isso a fisioterapia para idosos entra em cena com exercícios para aliviar os membros ou regiões afetadas. O alongamento e outros exercícios, além de terapias como a acupuntura, são grandes aliados nesse objetivo.
Coordenação, força, equilíbrio e o alívio das dores e outros sintomas garantem a independência do idoso...

 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Viagem na Terceira Idade: Dicas e Destinos para uma Aventura com Conforto e Segurança

Viajar na terceira idade pode ser uma experiência maravilhosa, replet...

O calor mata saiba quais os riscos e o que deve fazer com os idosos acamados

Pessoas frágeis não devem estar sozinhas Numa onda de calor,...

Cuidados para os idosos neste verão

Com a chegada do verão e o aumento considerável da temperatur...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar