Atividades para fazer com os idosos

Dicas No.472 | postado em Martes, 04 Julio 2023

Promover os direitos inscritos na Declaração Universal e instaurá-los no dia a dia dos mais velhos.
Aumentar a visibilidade dos idosos como membros participativos na sociedade, com o compromisso de melhorar a forma como os direitos humanos são aplicados em muitas áreas e não apenas naqueles que diretamente os afetam.
Refletir sobre o progresso e os desafios adjacentes ao gozo dos direitos humanos e liberdades fundamentais das pessoas mais velhas.
Quer seja em ambiente familiar ou num lar, fazer algo relacionado com artes plásticas pode ser muito vantajoso. Desenhar, pintar, esculpir ou fazer colagens são atividades divertidas e que estimulam a criatividade. As artes cénicas, como a dança ou o teatro, também são ótimas para envolver esta população em projetos conjuntos e que promovem o exercício. Além disso, até pode ser que descubra algum talento escondido, que o idoso nunca tenha tipo oportunidade de explorar.
Para além de movimentar todos os músculos do corpo, por ser um desporto extremamente completo e exigente, a natação traz muitos benefícios para a saúde dos idosos. Redução do risco de doenças crónicas, diminuição das dores nos ossos provocadas por arterites ou reumatismo, aumento da resistência e flexibilidade, melhoria do estado das articulações e do ritmo cardíaco estão entre as vantagens deste exercício.
Fazer pequenos passeios em família ou entre os utentes de um lar é uma atividade duplamente vantajosa: é que enquanto se está a promover o exercício físico, também se promove a criação de laços entre amigos ou familiares. Ainda por cima, para passear só é preciso estar na rua, no parque ou em zonas florestais com piso não muito acidentado, para prevenir quedas.
Fazer viagens, maiores ou mais pequenas, são passatempos muito divertidos e altamente enriquecedores. Na altura da reforma, haverá mais tempo livre para o fazer, por isso aproveite e leve os seus familiares mais velhos a conhecer outra cidade ou até mesmo outro país. Não se esqueça que existem várias formas de se viajar, comboio, autocarro, carro ou avião, por isso escolha a que for mais conveniente e conheça outras culturas.
Pode parecer insignificante, mas cuidar do jardim ou de uma horta é um exercício terapêutico que combina exercícios físicos e criatividade, além de ser praticado ao ar livre. Para quem está na terceira idade, a jardinagem torna-se algo exigente, pois obriga a movimentos constantes. É necessário inclinar, levantar, caminhar, baixar, ajoelhar, alongar e sentar, o que torna esta atividade ótima para manter os idosos ativos. Estar em contacto com a terra também é muito bom para os mais velhos.
Dançar também é ótimo para estimular a mente, por ser uma atividade alegre e por obrigar a movimentos rápidos e realização de coreografias. Esta é uma forma de os idosos estarem socialmente ativos, etc.






 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Cateterismo cardíaco no tratamento do enfarte do miocárdio

O cateterismo cardíaco é um procedimento médico invasi...

Porque alguns idosos se tornam difíceis

Envelhecer não é um processo, ainda que absolutamente natural...

Importância dos Exames Preventivos na Terceira Idade: Rastreamento e Detecção Precoce de Doenças

À medida que envelhecemos, cuidar da nossa saúde torna-se uma...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar