As lesões mais frequentes nos idosos

Dicas No.409 | postado em Martes, 31 Enero 2023

Os idosos são mais propensos a lesões devido à diminuição da saúde. O ideal é desenvolver um plano para ajudar o idoso a manter-se seguro e saudável.
As atitudes e comportamentos dos que estão a envelhecer agora e no futuro podem estar a mudar de forma a aumentar os riscos de lesões para os idosos.
Deslocação da anca
Os ossos tendem a enfraquecer com a idade, o que coloca os idosos em maior risco de lesões na anca.
Viver um estilo de vida saudável pode diminuir o risco de uma fratura da anca, monitorizar os medicamentos do idoso, remover os perigos de tropeçar em casa, e assegurar-se de que recebem bastante cálcio e vitamina D. As queimaduras são comuns entre os idosos, e podem ter consequências graves. As pessoas idosas experimentam frequentemente queimaduras ao cozinhar. A diminuição da saúde é uma das razões pelas quais os idosos queimam partes do corpo.
Eles podem esquecer-se de desligar o fogão, tocar numa panela quente ou outro tipo de material inflamável.
Embora precisem de manter a sua independência, é importante verificar se o idoso está a assumir tarefas diárias como cozinhar que podem apresentar perigo e risco de queimaduras e acidentes.
Os adultos envelhecidos têm um risco mais elevado de enrolar e torcer os pés, fazendo com que as articulações do tornozelo se desloquem das suas posições normais.
Muitos idosos afastam-se das atividades físicas porque têm medo de torcer os tornozelos ou de sofrer outras lesões.
Contudo, as pessoas de idade podem executar exercícios de baixo impacto que não colocam muito stress no corpo, tais como a aeróbica aquática.
É comum os idosos esticarem demasiado ou rasgarem os músculos adutores da anca, causando lesões na virilha.
Estas lesões são dolorosas e tornam a marcha mais difícil. Para prevenir estes acidentes, os idosos devem basear a intensidade dos seus treinos nas suas capacidades físicas individuais e aumentar gradualmente a rotina.
No entanto, se o idoso sentir dor e rigidez ao fazer exercício físico, deve parar imediatamente a atividade e consultar o médico de cuidados primários.
Para que os idosos mantenham a sua independência, devem ter um ambiente seguro para viver. Seguro é um termo relativo que deve ter em conta as necessidades individuais de uma pessoa.
A maioria das lesões nos idosos resulta de quedas. As fraturas da anca, antebraço, úmero e pélvis resultam geralmente do efeito combinado de quedas e osteoporose. 
As quedas são um marcador de fragilidade, imobilidade, e de deficiências de saúde agudas e crónicas em pessoas idosas.
À medida que envelhecemos, as partes que ajudam a estrutura a funcionar, desde os músculos aos ossos, que ajudam a sustentar toda a estrutura do corpo, começam a deteriorar-se lentamente, e estas mudanças naturais podem levar a algumas lesões bastante graves.
Com o apoio de um cuidador o idoso tem uma maior probabilidade de prevenir lesões. Quanto menor a probabilidade de sofrer de lesões, maior a possibilidade de o idoso ter uma velhice mais segura e com mais qualidade.




 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Como ultrapassar a obstipação e manter um trânsito intestinal saudável

A obstipação é um distúrbio intestinal que ocor...

ARRITMIA EM PESSOAS IDOSAS: CAUSAS, TIPOLOGIAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

A arritmia, uma alteração no ritmo cardíaco, é ...

Cuidados com idosos em isolamento social

Cuidados necessários com os idosos de isolamento social, um per&iacu...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar