Artroses que estratégias de tratamento existem

Dicas No.394 | postado em Miércoles, 04 Enero 2023

Embora as artroses não tenham cura, existem diversas estratégias de tratamento que permitem que os doentes tenha
A artrose, também designada por osteoartrose, é uma das doenças reumáticas mais comuns e também das mais incapacitantes, devido às dores e imobilidade que provoca. Tende a desenvolver-se com a idade e ocorre quando a cartilagem protetora que amortece as extremidades dos ossos se desgasta. Quando esta cartilagem é afetada, observa-se inflamação e lesão progressiva das articulações, causando alterações ósseas, deterioração dos tendões e ligamentos, o que é acompanhado por episódios de dor, inchaço, limitação de movimentos e deformidade articular.
Esta doença crónica afeta milhões de pessoas em todo o mundo, estimando-se que, acima dos 90 anos, cerca de 90% dos indivíduos tenham artrose.
A artrose não tem cura. Todavia, quando o doente recebe o diagnóstico não deve desanimar, já que existem diversas formas de a tratar com bons resultados na generalidade dos casos.
Os objetivos do tratamento passam por aliviar as dores e melhorar a mobilidade das articulações atingidas, evitando que os músculos associados fiquem atrofiados. Além disso, há que impedir o agravamento das artroses existentes e, sempre que possível, evitar que o problema se estenda a outras articulações.
Em regra, os tratamentos da artrose dividem-se em três tipos, farmacológicos, terapias de apoio e comportamentais, sendo que a combinação de vários tende a garantir melhores resultados. Acima de tudo, a compreensão do doente sobre a sua doença, e especialmente a sua cooperação para melhorar o estado de saúde, são fundamentais.
Importa ainda ter em conta que o tratamento é personalizado, ou seja, o médico irá propor uma estratégia diferente para cada doente, de acordo com os sintomas, tipo de lesão, estilo de vida e história clínica.
A medicação usada no tratamento da artrose destina-se sobretudo a aliviar os sintomas. Entre os vários fármacos disponíveis, os mais comuns são.
Analgésicos, como o paracetamol, para controlar a dor. Se o paracetamol não fizer efeito, o médico poderá decidir associar um opioide fraco, como a codeína.
Para um tratamento eficaz da artrose é indispensável o envolvimento e empenho do doente, o que passa pela introdução de mudanças no seu estilo de vida.
Praticar exercício físico é fundamental, qualquer que seja a idade do doente. É importante que se incluam exercícios destinados a fortalecer os músculos e as articulações, assim como a condição física em geral. A prática de exercício físico ajuda a corrigir a postura corporal, a perder peso e a combater o stress, o que, em conjunto, contribui para aliviar os sintomas da artrose. Estes exercícios devem ser adaptados à pessoa em causa, pelo que é importante o aconselhamento por parte de um especialista.
Dormir em cama dura, de barriga para cima, de preferência sem almofada.
Praticar uma alimentação saudável, rica em nutrientes e que ajude a reduzir a inflamação.
De preferència frutas e legumes, peixes gordo, como o salmão e a cavala, frutos secos amêndoas, avelãs e pistáchios, cebola e alho, ajudam a proteger a cartilagem e leguminosas. Evitar a carne vermelha, fritos e laticínios.

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Como reconhecer os sinais de incontinência nos idosos

Por vezes os idosos sofrem de incontinência em silêncio, n&atil...

Quais são os tipos de dor no corpo em idosos mais comuns

É  comum associarmos a idade avançada a diversos tipos d...

Quais os melhores andarilhos para idosos

Os andarilhos, comparativamente com outros dispositivos de marcha, sã...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar