Alzheimer: o que é? Sintomas e como prevenir

Dicas No.384 | postado em Lunes, 12 Diciembre 2022

O Alzheimer é um tipo de síndrome demencial, que está diretamente relacionado com perdas severas de memória, raciocínio e inadequação de comportamentos.
O Alzheimer, como qualquer outra demência, é causado pela degeneração de células cerebrais, desenvolvendo sintomas que se vão acentuando ao longo do tempo, até ao ponto de interferirem com as atividades de vida diária do utente. É uma demência que causa particulares incómodos na família e nos cuidadores informais.
O alzheimer não tem cura, mas existem tratamentos cada vez mais eficazes que poderão ajudar a atrasar o declínio do utente
O alzheimer não é normal no envelhecimento  o envelhecimento não é significado de alzheimer, apesar da idade ser o maior fator de risco conhecido. Também existe o risco de pessoas com idade inferior a 65 anos terem Alzheimer e existem, naturalmente, casos reportados em Portugal.
Os primeiros sintomas do Alzheimer são a perda de memória de curto prazo, ou seja, a dificuldade em recordar informações recentemente adquiridas. Isto causa no utente alguma confusão e pode levá-lo a repetir questões inúmeras vezes, pelo facto de não ter capacidade de memória de curto prazo. Isto acontece porque, no caso deste síndrome demencial, a degeneração das células cerebrais acontece principalmente na zona do cérebro que afeta a aprendizagem.
Progressão da doença, no entanto, leva a outros sintomas que se manifestam de forma severa e cujo desenvolvimento pode ser muito rápido.
Desorientação e confusão
Mudanças súbitas no humor e comportamentos
Confusão e dificuldade em recordar datas, eventos, as horas e os dias
Criação de suspeitas sem fundamento acerca da sua família e dos seus cuidadores
Dificuldade em comunicar, engolir e caminhar.
Devido à natureza desta doença, a sua deteção não é realizada pelo próprio demenciado mas sim pelos cuidadores e a família. Quando os familiares reconhecem alguns dos sintomas e desconfiam de Alzheimer, recomendamos que agilize a marcação de uma consulta médica assim que possível.
Evitar riscos cardiovasculares  para isso não deverá fumar, evitar ingestão de bebidas alcoólicas, manter o colesterol e a tensão arterial controlada e manter um peso saudável
Ter uma alimentação saudável  a dieta Mediterrânea, com o azeite como principal fonte de gordura, rica em vegetais e frutas e com ingestão controlada de laticínios pode ajudar a combater o envelhecimento cerebral.
Em jeito de conclusão, recomendamos que mantenha o seu coração saudável para ajudar a manter o seu cérebro saudável.
Prevenir não tem custos, já o diagnóstico do Alzheimer tem custos financeiros e especialmente emocionais muito grandes para a família e cuidadores.




 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Como lidar com um idoso que não quer se alimentar

Na terceira idade é  normal  sofrer com com falta de apeti...

ELEMENTOS PARA MANTER A SAÚDE DOS OSSOS

A manutenção da saúde dos ossos exige hábitos s...

A dieta mediterrânica e a prevenção do cancro

A dieta mediterrânica é um padrão alimentar completo, v...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar