35% dos casos de Alzheimer podem ser atribuídos a nove factores de risco modificáveis. Controlar diabetes, hipertensão arterial, obesidade, tabagismo, sedentarismo, depressão, inatividade cognitiva, perda auditiva e isolamento social pode potencialmente prevenir entre 1 e 3 milhões de casos em todo o mundo.
A doença de Alzheimer não é apenas a principal causa de demência em todo o mundo, mas também a patologia que gera a maior incapacidade nos idosos.
A doença de Alzheimer é a principal causa de demência neurodegenerativa no mundo e é um grande problema de saúde. Além disso, pelo fato de ser uma doença cuja prevalência aumenta exponencialmente a partir dos 65 anos.
Com o envelhecimento, o cérebro passa por diversas mudanças que alteram as células e contribuem para os danos. Após os 85 anos, um terço da população tem o risco aumentado.
Apesar de avanços importantes nos últimos anos, a etiopatogenia desta doença permanece obscura. Menos de 1% dos casos são determinados genericamente. Isto significa que 99% são casos esporádicos em que, tanto quanto se sabe, a doença é causada por uma interacção entre uma predisposição genética e factores ambientais como o nosso estilo de vida.
Não só é urgente promover planos de prevenção primária, principalmente com maior controle dos fatores de risco vasculares e um estilo de vida mais saudável em geral, mas também investir na obtenção de maior conhecimento da fisiopatologia desta doença que facilite o desenvolvimento de medicamentos mais eficazes.
Entre 30 e 40 % dos casos totais de doença de Alzheimer não são diagnosticados.
Mantenha uma dieta saudável,
a dieta Mediterrânea, rica em ômega-3, e composta principalmente por grãos integrais, peixes, legumes e azeite de oliva está associada à melhor saúde do cérebro. Ela permite, inclusive, vinho tinto e carne vermelha com moderação. Além de os especialistas recomendarem a ingestão de legumes, frutas e verduras, eles são unânimes ao sugerir o controlo do sal, do açúcar e da gordura saturada.
Mantenha a mente ativa é comum recomendarem aulas de um novo idioma ou jogos de memória e lógica. Mas, manter o cérebro ativo é mais amplo do que desafiar a mente com estudos e novos aprendizados. Uma vida social ativa na terceira idade, com amigos e familiares por perto, faz bem para o corpo e para a mente...
Os nossos sistemas imunitários ajudam-nos a permanecer saudáv...
À medida que envelhecemos, o sistema cardiovascular enfrenta uma s&e...
À medida que a idade vai avançando as pessoas vão perd...