Considerada como uma das doenças ligadas à terceira idade, visto que afeta maioritariamente pessoas com mais de 65 anos, a doença de Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras).
Esta deterioração tem como consequências alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas atividades de vida diária.
Qualquer pessoa pode desenvolver a Doença de Alzheimer. No entanto, é mais comum acontecer após os 65 anos, pois, a taxa de prevalência da demência aumenta com a idade. A nível mundial, a demência afeta 1 em cada 80 mulheres, com idades compreendidas entre os 65 e 69 anos, sendo que no caso dos homens a proporção é de 1 em cada 60. Nas idades acima dos 85 anos, para ambos os sexos, a Demência afeta aproximadamente 1 em cada 4 pessoas.
Perda de memória persistente e frequente, especialmente de acontecimentos mais recentes.
Dificuldades em executar tarefas do quotidiano.
Repetir conversas ou tarefas, devido ao esquecimento constante.
Esquecer-se de pessoas ou lugares conhecidos.
Problemas de discernimento, como, por exemplo, dificuldade em se vestir de acordo com a estação do ano.
Como prevenir e tratar o Alzheimer?
A doença de Alzheimer é uma das doenças mais comuns nos idosos que não tem cura. Uma vez diagnosticada, é importante tratar da doença como forma de evitar o agravamento.
Adotar hábitos para manter os idosos saudáveis, é fund...
À medida que envelhecemos, a importância de uma alimenta&ccedi...
As dores nas pernas podem acontecer devido à má circula&ccedi...