Alterações nas necessidades alimentares que ocorrem com a idade

Dicas No.278 | postado em Jueves, 24 Febrero 2022

Os idosos tendem a perder a sensibilidade aos sabores salgado e amargo primeiro, o que pode levar a uma maior utilização de sal na comida, embora os idosos precisem de menos sal do que os mais jovens.
A utilização de ervas aromáticas, especiarias e o azeite para temperar, por exemplo, podem ser melhores opções que o sal.
Alguns problemas de saúde ou medicamentos podem influenciar negativamente o apetite ou afetar o sabor dos alimentos, levando os idosos a consumir demasiado açúcar ou sal.
Devido a um sistema digestivo lento, gera-se menos saliva e ácido estomacal à medida que se envelhece, tornando mais difícil para o corpo processar certas vitaminas e minerais, tais como as vitaminas B12, B6, e o ácido fólico, que são necessários para manter o estado de alerta mental e uma boa circulação.
Pode ser necessário aumentar a ingestão de fibras e tomar alguns suplementos.
Depressão e solidão, para algumas pessoas, a solidão leva a que não comam e para outros leva a comer em excesso. Partilhar refeições com outras pessoas pode ser um antídoto eficaz para a solidão.
Com amigos ou vizinhos uma boa refeição caseira em conjunto pode trazer benefícios sociais e psicológicos para os idosos.
Quando os idosos se encontram sozinhos por morte ou divorcio pode implicar uma vontade menor para cozinhar ou planear refeições.
No entanto, cozinhar as próprias refeições pode ser uma boa maneira de controlar a saúde e o peso. A chave para cozinhar só para uma pessoa é dominar algumas competências básicas e usar a criatividade para fazer refeições que sejam específicas às necessidades.
Muitas vezes, simplesmente cortando os alimentos processados ou prontos a comer, pode libertar a quantidade suficiente no orçamento para conseguir ter uma alimentação mais saudável e de melhor qualidade, etc.



 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Os benefícios de uma casa de repouso para idosos

Este tipo de instituição promove a socialização...

Medidas essenciais para evitar quedas nos idosos

Há pequenas modificações que é fácil p&o...

Como funciona uma casa de repouso para idosos

Um lar para idosos, diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, n&a...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar