ALTERAÇÕES COGNITIVAS NA TERCEIRA IDADE

Dicas No.492 | postado em Martes, 08 Agosto 2023

Um dos principais receios associados ao envelhecimento está relacionado com a diminuição da memória e do funcionamento cognitivo.
A funcionalidade cognitiva nos idosos está relacionada à saúde e qualidade de vida, é considerada como um indício importante de envelhecimento ativo e de longevidade.
Estudos desenvolvidos sobre esta temática na população com mais de 60 anos, demonstram que o declínio provocado pelo envelhecimento manifesta-se em tarefas que exigem rapidez, atenção, construção e raciocínio indutivo.
A partir dos 70 anos o declínio é mais acelerado. Tendo em conta que o grupo da terceira idade é bastante heterogéneo, o declínio do funcionamento cognitivo não é uniforme.
No que respeita a capacidade de comunicar, esta mantém-se estável ao longo de toda a vida adulta. Apesar das pessoas idosas terem maior dificuldade em compreender mensagens longas e complexas e em reproduzirem nome ou termos específicos. Em termos de discurso é mais repetitivo.
Evidencia-se uma dificuldade acrescida mas tarefas de raciocínio. Na realização de tarefas que implicam planear, executar e avaliar, os idosos são mais lentos, comparativamente aos jovens. Os idosos são mais lentos nos aspetos preceptivos, mnésicos, cognitivos e nas funções motoras.
As aptidões visuais em relação ao espaço, os idosos têm dificuldade em reconhecerem e reproduzirem formas complexas ou que não lhe sejam familiares, mas mantêm a capacidade de reconhecerem os lugares e as caras que lhe são familiares e de reproduzirem formas geométricas vulgares.
As pessoas mais velhas mantêm a mesma capacidade de atenção dos jovens, no entanto apresentam dificuldades em filtrarem informação ocasional, em dividirem a atenção por várias tarefas ou desviarem a atenção de um para outro aspeto.
A inteligência mantem-se estável durante maior parte da vida adulta. O vocabulário, a capacidade de acesso à informação e a compreensão, também, não são muito prejudicados com o passar dos anos.
Com o avançar da idade, ocorrem alguns deficits sensoriais, nomeadamente ao nível da visão e da audição dificuldades na distinção das cores, de focagem e capacidade de ouvir em lugares com ruídos de fundo, que podem traduzir-se em algumas dificuldades cognitivas.
As tendências cognitivas no envelhecimento são semelhantes nos dois sexos, porém as mulheres relevam défices em tarefas espaciais numa idade inferior à dos homens e os homens podem mostrar défices e, tarefas verbais numa idade inferior à das mulheres.
A prática de exercício físico é um dos fatores mais importantes para o envelhecimento ativo, estando associado a um bom funcionamento cognitivo.
O funcionamento cognitivo pode, ainda, influenciado negativamente por algumas doenças ou medicação.
É importante que a alimentação seja saudável, variada e equilibrada. Tal como o corpo a mente também precisa de ser alimentada, um plano alimentar bem estruturado deve respeitar a roda dos alimentos, contribuindo para a preservação da memória. Os alimentos de eleição para o funcionamento cognitivo são a batata, cereais e derivados, que depois de metabolizados, ajudam a manter os níveis normais de açúcar no sangue, possibilitando a chegada da glicose ao cérebro.
Uma boa higiene do sono é fundamental para uma vida saudável, em especial para o bom funcionamento da mente.
Dedicar algum tempo diário à leitura, é um hábito que deve ser cultivado. Ler livros, jornais, revistas, etc.
Uma mente sã é fundamental em todas as idades, principalmente durante o envelhecimento, que ocorrem inúmeras mudanças biológicas.

 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Tuberculose: o que saber sobre esta doença contagiosa

Existem três tipos de tuberculose, embora a mais comum seja a tubercu...

Razões do excesso de sono em idosos

 A insônia é um sintoma da depressão, a sonol&ecir...

O que deves fazer em uma crise de glicemia

A Hipoglicemia é um problema no organismo gerado a partir da baixa c...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar