A alimentação dos idosos requer uma atenção especial.
Manter bons hábitos alimentares é importante em todas as idades. Contudo, em especial na terceira idade, constitui um dos principais pilares para um envelhecimento ativo e saudável, com maior qualidade de vida e independência.
Para a sua alimentação diária, o idoso deve fazer três refeições básicas: o pequeno-almoço, o almoço e o jantar com dois ou três pequenos lanches intercalados, lanche de meio da manhã, lanche da tarde e ceia. Este tipo de alimentação ajuda não só a manter os horários mas também ao bom funcionamento intestinal
Evite alimentos processados são ricos em gorduras, conservantes, corantes e açúcares, que não são bons para o seu organismo já que diminuem a absorção de nutrientes pelo organismo, o que dificulta o bom funcionamento do seu metabolismo.
Varie o consumo de frutas, legumes e verduras,
Coma feijão uma vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana,
Aprecie a sua refeição e coma devagar.
O idoso deve investir em alimentos com ferro, como o feijão, rúcula, agrião e carne vermelha; alimentos com vitamina C, como a laranja e a cenoura; alimentos com cálcio como os brócolos e a aveia, porque estes ajudam a manter os ossos saudáveis e fortes; os alimentos com vitamina A como o leite, a manteiga e o tomate também são importantes porque protegem o sistema imunológico do idoso, os alimentos deverá ser variado colorido e saudável.
Também deve evitar o açúcar e alimentos refinados, porque são o vilão da saúde do idoso e podem causar diabetes, etc.
As temperaturas mais baixas, a queda de precipitação, as raja...
O cérebro controla a atividade motora, a memória e a capacida...
Crescer em contacto com os avós é a melhor forma de as crian&...