Alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Dicas No.329 | postado em Lunes, 29 Agosto 2022

Uma mudança na alimentação pode ser suficiente para acabar com os resfriados recorrentes. Alguns alimentos fortalecem a defesa do organismo para combater doenças e vencer a batalha contra bactérias e vírus.
Uma dieta equilibrada que inclua legumes, frutas e outros produtos naturais é a melhor maneira de fornecer ao sistema imunológico vitaminas e minerais que vão fortalecê-lo.
O iogurte, assim como outros produtos lácteos e fermentados, esse alimento tem probióticos, também conhecidos como bactérias boas.
São microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, são capazes de regular a resposta do sistema imunológico.
Em testes laboratoriais, os investigadores descobriram que o alho tem propriedades que permitem combater a infeção, as bactérias, vírus e fungos.
Vários estudos científicos sugerem que a deficiência de vitamina B6, encontrada na aveia, no germe de trigo e de arroz, diminui a resposta do sistema imunológico.
Os resfriados de pessoas que consomem regularmente a vitamina C, presente em frutas cítricas, podem durar menos tempo e os seus sintomas nesses casos são geralmente menos graves.
As frutas cítricas, em adultos, a duração é reduzida em 8% e em crianças por 13,6%. Estudos têm mostrado que, em pessoas que fazem exercício físico nos meses de inverno ficando exposto ao frio extremo, o consumo de vitamina C reduziu pela metade a chance de ficar resfriado.
Deve-se considerar, no entanto, que, uma vez que já se tem a doença, as frutas cítricas não têm efeitos terapêuticos.
A vitamina C é importante para a formação da proteína usada na pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos.
Os pesquisadores verificaram que aqueles que consumiam mais de dez porções de tomate por semana, na forma de saladas de tomate fresco ou suco de tomate, por exemplo  reduziram em 18% o risco de câncer de próstata.
Também aqueles que consomem as recomendadas cinco porções de frutas e legumes, ou mais  por dia pode diminuem em 24% o risco de apresentar a doença no futuro, em comparação com homens que comem duas porções e meia desses alimentos ou menos, indicou a pesquisa.
Para prevenir a doença, os especialistas recomendam uma dieta balanceada, com ênfase em frutas e legumes, e pouca ingestão de gordura, sal e carne vermelha e industrializada.
Homens que ingeriram a quantidade ideal desses três componentes na dieta tiveram risco mais baixo de apresentarem câncer de próstata, disseram os pesquisadores, etc.






 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Uma dieta saudável ajuda a prevenir o declínio cognitivo associado ao envelhecimento

Que somos o que comemos é óbvio. Construímo-nos comend...

Doenças do pâncreas na Terceira Idade

O câncer no pâncreas é um tipo de tumor maligno que norm...

Praticar a solidariedade faz bem

Por contribuir para um maior sentimento de pertença, praticar a soli...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar