Com a chegada do inverno é essencial reforçar os cuidados com a saúde, para evitar gripes e constipações.
Somos o que comemos e não é por acaso. Com a chegada do tempo frio, tenha em conta esta máxima, pois ela vai ajudá-lo a proteger-se contra as doenças que são tão comuns no inverno. Referimo-nos, claro, às gripes e constipações. E porque é que a nossa alimentação pode ser uma aliada de ouro. É simples, com a ingestão dos alimentos certos, podemos equilibrar o nosso sistema imunitário, uma espécie de exército a que o nosso organismo recorre para se proteger das agressões. Neste aspeto, há alimentos que, pela sua composição nutricional, são mais indicados do que outros.
Os cogumelos são ricos em antioxidantes e selénio. Quando os níveis de selénio no organismo estão baixos, ficamos mais suscetíveis a gripes e constipações. Além disso, os cogumelos também são ricos em vitaminas do complexo B, nomeadamente a niacina (B3) e riboflavina (B2) que fortalecem o sistema imunitário.
Laranja, limão e quivi
São fontes alimentares de vitamina C, que têm propriedades antioxidantes, ou seja, evitam a oxidação das células do sistema imunitário. Ao consumi-los, impede a morte das células e permite que o organismo esteja mais bem preparado quando for exposto aos agentes agressores.
As amêndoas são ricas em vitamina E e B3, estas duas vitaminas juntas fortalecem o sistema imunitário e ajudam a combater o stress.
O iogurte, contém bactérias que agem sobre mediadores da resposta inflamatória no organismo, ajudando a combater doenças inflamatórias do intestino.
O alho, combate diretamente a Helicobacter pylori, uma bactéria associada à gastrite, úlceras e neoplasia do estômago. Além disso, possui na sua constituição bioquímica substâncias que estimulam a atividade celular do sistema imunitário.
As espinafres, possuem folato, que participa na produção de novas células e na reparação do ADN. São ainda uma boa fonte de fibras, antioxidantes e vitamina C.
Batata doce
Possui betacaroteno e vitamina A. A sua atividade antioxidante pode estar ligada ao combate do envelhecimento e à redução do aparecimento de alguns tipos de neoplasia.
Coma, pelo menos, sopa de hortícolas ao almoço e jantar e 3 peças de fruta. Dentro do grupo das frutas e hortícolas opte por aqueles com maior durabilidade e os produtos congelados também podem ser uma boa opção, uma vez que as suas propriedades nutricionais são mantidas.
A perda de audição é muito comum nos idosos, mas como ...
Estima-se que atualmente muitos portugueses sofrem com o Alzheimer, d...
As instituições de apoio a idosos como centros de dia ou lare...