Apesar da fase ser conhecida pelo declínio, com os alimentos corretos o coração os ossos e a memória podem ser protegidos.
A alimentação inadequada provoca diversos problemas nos idosos. A regra básica deve ser, fazer seis refeições pequenas todos os dias.
Idosos que comem bem, mas não comem muito estão mais protegidos de doenças e têm mais qualidade de vida.
O ideal é consumir de duas a quatro porções de fruta por dia e de duas a cinco de verdura e legumes, e o feijão, fígado, carnes vermelhas e ervilha uma vez por dia, no mínimo 3 vezes por semana.
O leite e derivados esses alimentos são de fácil digestão e as principais fontes de cálcio, que protege ossos e articulações. O ideal é dar preferência aos desnatados e consumir de três a quatro copos por dia.
Deem preferência às frutas, verduras e legumes da estação, banana, laranja e mamão são frutas que podem ser consumidas em qualquer época do ano.
Esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas e sais minerais que vão ajudar a descongestionar o trânsito estomacal. Além disso, deixam o prato mais colorido e saboroso.
Também a hidratação é fundamental para os idosos. Como paladar pode perder a sensibilidade com o passar dos anos, nem sempre a água é um prazer para eles. Por isso, beber chás claros gelados e sem açúcar pode ser uma boa pedida para alternar com a água.
Café e chás escuros devem ser evitados porque prejudicam o metabolismo dos idosos.
O enfarte agudo do miocárdio mata, em média, 12 pessoas por d...
Causam grande dor, aumentam a possibilidade de infeções, t&ec...
A expectativa de vida tem aumentado constantemente, e passamos cada vez mai...