Alimentos que ajudam a tratar a osteoporose

Dicas No.482 | postado em Martes, 18 Julio 2023

A osteoporose é uma doença que torna os ossos frágeis e frágeis, sendo mais provável a ocorrência de fraturas. Pode afetar idosos, mulheres após a menopausa e também pode ser secundária a certas doenças ou ao uso prolongado de certos medicamentos que causam perda óssea. Sua aparência é silenciosa, pois essa perda é gradativa e não haverá sintomas, porém, uma vez instalada, pode causar complicações e afetar a qualidade de vida.
A dieta para a osteoporose deve ser rica em cálcio. O cálcio é o principal mineral que forma a massa óssea. Pode ser encontrado em alimentos como leite, queijo e iogurte. A vitamina D é encontrada em peixes, carnes e ovos, bem como em outros minerais como magnésio e fósforo. A vitamina D pode aumentar a absorção de cálcio e fósforo nos intestinos, ajudar a fortalecer os ossos, prevenir e combater a osteoporose.
O ômega 3 pode ajudar a prevenir a fragilização dos ossos, mas não só isso, o ácido graxo ainda melhora o funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular, reduzindo o colesterol e agindo como um anti-inflamatório e beneficiando o cérebro, memória e concentração.
O magnésio é um mineral importante para a saúde e fortalecimento dos ossos, podendo ser um bom aliado na prevenção e no tratamento da osteoporose. Assim como a vitamina D, ele atua na absorção do cálcio e é muito fácil de ser encontrado. Aveia, gergelim, leguminosas e grãos integrais, como o arroz, cevada, granola e centeio são ricos em magnésio e nutritivos para uma dieta focada no fortalecimento dos ossos.
Pessoas que não consomem leite, por intolerância, alergia,
podem encontrar alternativas vegetais como fonte de cálcio, como tofu, amêndoas, couve e brócolis. Para melhorar a absorção do cálcio pelo intestino deve-se evitar consumir ao mesmo tempo alimentos que contêm ácido oxálico na sua composição como espinafre ou ruibarbo ou que contenham fitato como farelos de trigo e de arroz, soja, lentilhas ou feijão, por exemplo, pois reduzem a absorção do cálcio.
Além de todos esses alimentos, a prática de exercício físico também é muito importante para manter os ossos fortes e saúdavel.


 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

CONSELHOS PARA EVITAR A DEPRESSÃO NOS IDOSOS

Dizem que todas as fases da vida tem os seus momentos e em todas elas temos...

Dicas de atividades e jogos para idosos em lares e centros de dia

Nos lares e centros de dia, nem sempre é fácil manter os idos...

Laser de femtosegundo cura cataratas

A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natu...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar