alimentos que ajudam a fortalecer os ossos

Dicas No.83 | postado em Jueves, 03 Diciembre 2020

Sabemos que o leite e seus derivados são alimentos que contribuem muito para a saúde dos ossos, ajudando na prevenção de diversas doenças. A osteoporose, por exemplo, é uma doença que leva a diminuição da densidade óssea, tornando o osso mais frágil e aumentando o risco de fraturas. De acordo com dados da Fundação Internacional de Osteoporose, a doença afeta uma em cada três mulheres com mais de 50 anos, enquanto nos homens a proporção é de um a cada cinco. Por isso, uma alimentação que contribua para o fortalecimento dos ossos é muito importante, principalmente para as mulheres.
Frutas secas - Frutas secas como tâmaras, figos ou damascos possuem minerais essenciais para o desenvolvimento saudável dos ossos. A tâmara, por exemplo, é fonte de manganês, magnésio, selênio e cobre. Elas também são fonte de ferro, por isso ajudam a combater a anemia, e antioxidantes, prevenindo doenças degenerativas. Além disso, as fibras melhoram o funcionamento do nosso intestino. Como as frutas secas tendem a ser mais calóricas, o segredo é consumir com moderação.
Peixes, como salmão e sardinha - O salmão é rico em vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio pelo organismo. Além disso, também é fonte de ácidos graxos ômega-3, as famosas gorduras boas. Se o salmão estiver fora de alcance, aposte na sardinha que também é fonte de cálcio, vitamina K e vitamina D, um ótimo combo para ossos saudáveis.
Brócolis - Em geral, os vegetais verdes como couve, espinafre, couve-de-bruxelas e agrião, são ótimas fontes de cálcio e ferro. O brócolis, por exemplo, é rico em cálcio e vitamina K, que fortalecem os ossos e ajudam a prevenir a osteoporose.
Ameixa-preta
Segundo um estudo, mulheres na pós-menopausa que comeram 10 ameixas-pretas por dia apresentaram densidade mineral óssea significativamente mais alta do que a do grupo de controle, que comeu maçãs desidratadas. Acredita-se que as substâncias presentes na ameixa-preta evitem o colapso do osso.
Nozes - Elas possuem um alto teor de cálcio, auxiliando na estrutura óssea e prevenindo contra a osteoporose. Além disso, são fonte de ômega-3 que também ajuda a proteger os ossos.
 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

O que não pode faltar numa ementa para idosos

A alimentação é uma grande aliada na preservaç&...

Impactos da Microangiopatia na Terceira Idade

A população idosa enfrenta uma série de desafios de sa...

Vivendo a Primavera da Vida: Inspirações da Terceira Idade

Bem-vindo ao nosso blog, onde mergulhamos na jornada da terceira idade sob ...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar