Há alimentos que, pela sua composição nutricional, podem ser especialmente importantes para determinados órgãos. No caso do coração e sistema cardiovascular isto é, os vasos sanguíneos que percorrem todo o nosso corpo, os alimentos que contêm ácidos gordos ómega-3, como é o caso do salmão, podem ser particularmente benéficos.
O salmão é rico em ácidos gordos ómega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicéridos, sendo por isso um alimento com uma alta proteção cardiovascular.
Reaproveite as sobras de uma refeição de salmão e prepare uma salada ou massa.
O aceite é uma gordura rica em ácidos gordos monoinsaturados, sendo por isso considerada das mais saudáveis, já que os seus benefícios na prevenção das doenças cardiovasculares estão comprovados cientificamente.
A aveia possui na sua composição fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis são responsáveis pela diminuição da absorção do colesterol e açúcares e pela prevenção de doenças cardiovasculares. Já as insolúveis aceleram o trânsito intestinal, reduzem o risco de desenvolvimento de cancro no intestino e retardam o esvaziamento gástrico, que resulta numa maior saciedade.
Os espinafres são ricos em flavonoides, que funcionam como antioxidantes e como agentes anticancerígenos.
À semelhança de outros vegetais de folha verde-escura, contêm luteína, magnésio, folato, fibra e potássio. E não se esqueça: todos os dias, ingira entre cinco a seis porções de vegetais.
Frutos vermelhos
Ricos em antioxidantes, os frutos vermelhos contribuem para a eliminação de toxinas presentes no organismo, protegem-nos contra as infeções e contribuem de alguma forma na prevenção do envelhecimento prematuro.
As lentilhas, o grão e o feijão contêm fibras e ácidos gordos ómega-3 e cálcio e são muito saciantes. Inclua leguminosas nas suas sopas ou em saladas.
E a maçã é rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz a glicemia, níveis de açúcar no sangue, impede a absorção de gorduras e elimina o colesterol.
Diariamente, ingira entre cinco a seis porções de fruta. Além de uma excelente sobremesa, uma peça de fruta é um ótima opção para as refeições intermédias.
Demências frontotemporais designa um conjunto de doenças que a...
A população idosa enfrenta uma série de desafios de sa...
Recursos como um lavatório de cabeça para acamados, ou um lav...