Alimentação dos idosos

Dicas No.210 | postado em Jueves, 11 Noviembre 2021

O envelhecimento é um processo natural e progressivo caracterizado por modificações morfológicas, psicológicas, funcionais e bioquímicas que influenciam a nutrição e alimentação dos mesmos. Todo este processo leva ao aumento do risco de défices nutricionais.
A diminuição da ingestão alimentar por parte dos idosos pode ocorrer em consequência de vários fatores, a saber, problemas de mastigação, de deglutição, perda ou diminuição de capacidades sensoriais visão, olfato, paladar, patologias físicas, mentais e psiquiátricas, alterações gastrointestinais, desidratação, tabaco e bebidas alcoólicas e medicamentos.
A alimentação do idoso deve ser completa, equilibrada, variada e baseada na Roda dos Alimentos Portuguesa, consumindo diariamente alimentos dos 7 grupos. Os idosos devem guiar-se pelas porções intermédias de cada grupo alimentar. É recomendado que façam entre 5 a 6 refeições diárias: pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
Idealmente o pequeno-almoço e lanches deverão ser compostos por uma fonte de proteína leite, iogurte, queijo, uma fonte de hidratos de carbono pão, aveia, bolachas e uma peça de fruta. O almoço e jantar deverão ser compostos por uma sopa de legumes, prato constituído por uma fonte de hidrato de carbono arroz, massa, batata, batata-doce, uma fonte de proteína carne, peixe, ovo, legumes e leguminosas. Para sobremesa optar por uma peça de fruta e ocasionalmente por uma sobremesa com pouco açúcar. A ceia deve ser uma refeição leve como por exemplo um chá e umas bolachas.
Preparar as refeições com diferentes cores, sabores, formas, texturas e aromas,
Fazer as refeições com companhia, sempre que possível, e num ambiente calmo e agradável.
Utilizar ervas aromáticas, especiarias e sumo de limão para temperar os cozinhados evitando o excesso de sal.
Preparar mais quantidade das refeições e congelar as porções em recipientes individuais para outras ocasiões.
Confecionar bem os alimentos ovos, carnes, peixe e marisco, para evitar toxi-infeções alimentares.
Recomendável fazer uma caminhada antes das refeições para estimular o apetite.
Estar atento às alterações do apetite.
Incentivar o consumo de pratos tradicionais portugueses adequados do ponto de vista nutricional que incluam leguminosas e hortícolas, etc.


 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Alimentos ricos em vitamina D para os idosos

Existem duas formas de vitamina D a vitamina D3 colecalciferol, que é...

Transtornos mentais na terceira idade

A velhice caracteriza-se por uma deterioração progressiva dos...

Como prevenir o enfarte

O enfarte agudo do miocárdio mata, em média, 12 pessoas por d...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar