Alguns alimentos ricos em zinco que combatem a diabetes

Dicas No.108 | postado em Jueves, 04 Febrero 2021

O feijão é rico em zinco, proteínas vegetais, amido e fibras. Para potenciar o seu efeito, combine-o com verduras cruas ou cozidas, ou carnes magras, mas não se esqueça que qualquer alimento ingerido em excesso é prejudicial para a saúde. A quantidade de zinco é de 4,9 mg por 100 g de feijão manteiga cru. As leguminosas, como o feijão, podem ser servidas duas a três vezes por semana, integradas na sopa, ou como guarnição de pratos de peixe ou carne, aconselham.
 O frango refira especialmente as coxas, que têm um elevado conteúdo de zinco. Não se pode esquecer de as cozinhar sem pele para não adicionar gorduras saturadas ao seu valor nutricional. Pela mesma razão, também não convém ingerilas fritas. Se seguir ests regras, beneficiará das vantagens desta carne magra. A quantidade de zinco é de 1 mg por 100 g de frango sem pele cru. As carnes brancas podem ser consumidas quatro a cinco vezes por semana.
Leite muitos doentes com diabetes tipo 2 têm défice de zinco, pelo que devem ingerir alimentos que o contenham. Os laticínios são os mais importantes e deverá optar pelas versões magras e enriquecidas com as vitaminas que se perdem com a desnatação. A quantidade de zinco é de 0,8 mg por 100 g de leite de vaca magro. É importante consumir diariamente entre 500 e 750 ml de leite magro ou o seu equivalente em iogurte.
Brócolos tem sua riqueza em crómio melhora a eficácia da insulina. Possui sulforafano que estimula a produção de enzimas que protegem as células dos vasos sanguíneos dos danos provocado por níveis elevados de glicose no sangue, a hiperglicemia. Consuma-os uma a duas vezes por semana. Podem ser cozidos rapidamente, em cinco minutos, em água a ferver ou a vapor, para preservarem todo o seu sabor e textura.
Também a canela semelhante  dos brócolos e da massa integral, contém zinco, mas em quantidades menores. Ajuda o organismo a processar insulina de um modo muito eficaz e a baixar entre 15 e 25% os níveis anormalmente elevados de glicose. Pode também ter um efeito benéfico na redução da pressão arterial, defendem especialistas nacionais e internacionais. Adicione uma colher de chá a um copo de leite antes de dormir, todos os dias
A carne de vaca
Ingerida com moderação, sem gorduras visíveis e preparada de forma saudável, preferencialmente grelhada, confecionada a vapor ou cozida, a carne de vaca magra é uma boa aliada na luta contra a diabetes, dado ser fonte de zinco. A quantidade de zinco é de 3,6 mg por 100 g de bife de vaca cru. O seu consumo pode ser integrado num padrão alimentar saudável, uma a duas vezes por semana, etc.



 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Conselhos para a medicação dos idosos

Os medicamentos são parte integrante da vida da maioria dos nossos i...

Por que os idosos precisam de uma dieta rica em proteínas

Não importa sua idade ou nível de condicionamento físi...

O verão está a chegar, sabes como cuidar de um idoso na praia

Com a chegada do verão, as idas à praia fazem parte dos plano...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar