Morremos três vezes, a primeira é quando o corpo para de funcionar. A segunda é quando o corpo é entregue ao túmulo. A terceira é aquele momento, em algum dia no futuro, quando seu nome é falado pela última vez.
Nossas vidas se estendem por um futuro tão distante quanto as memórias que os outros têm de nós. Deixar para trás um legado é importante porque é uma maneira dos idosos saberem que uma parte de quem eram viverá depois de morrer. Um legado é uma forma de tocar o futuro e melhorar a vida de entes queridos, mesmo muito depois de sua própria morte.
Nossos avós merecem se sentir importantes. Considere quantas vidas sua vida tocou, quantas memórias eles formaram e como eles moldaram o mundo para melhor. Esse legado não deve ser esquecido. No entanto, com muita frequência, os idosos acreditam erroneamente que um legado é, na verdade, apenas quanto dinheiro eles deixaram para trás ou quanto sucesso tiveram em suas carreiras. Mas existem inúmeras maneiras de esculpir um legado.
Passar algo para as gerações futuras não é apenas dar aos membros da família uma maneira de se lembrar de alguém. Deixar um legado também pode servir a um propósito útil. Afinal, os idosos acumularam muitos anos de sabedoria e passar essa perspectiva aos netos e bisnetos pode ajudá-los a ter uma vida mais satisfatória.
Demonstrar aos idosos que ainda desempenham um papel de grande impacto na sociedade e na família pode ajudá-los a desenvolver sentimentos positivos importantes. Uma maneira de eles verem sua influência é deixando um legado.
Um livro de memórias é uma ótima maneira para os idosos fazerem isso. Esta auto-história é diferente de uma autobiografia, pois uma memória descreve a vida do autor em relação a uma pessoa.
Ninguém cozinha como seus entes queridos mais velhos, e isso é algo de que provavelmente se orgulham. Aproveite esse aspecto da dinâmica da sua família, ajudando-os a coletar receitas para um livro de receitas. Eles não apenas verão que suas refeições serão apreciadas nos próximos anos, mas também proporcionará uma oportunidade divertida de socialização.
Eles podem também começar a treinar um neto sobre os prós e contras da jardinagem de orquídeas. Um parente solitário adoraria levar o cão . Saber que seus companheiros vivos serão bem tratados na sua ausência pode garantir paz de espírito.
É fácil se deixar levar pelo desejo de tornar cada momento especial, capturar todas as fotos ou fazer o máximo possível de atividades divertidas.
Essa pressão pode rapidamente se tornar uma fonte de estresse que corrói a qualidade do tempo que vocês passam juntos. Não se sinta obrigado a fazer nenhuma atividade específica.
Nossas memórias são uma parte fundamental de quem somos. No entanto, à medida que envelhecemos, nossas memórias desaparecem. E para idosos com demência, mesmo as memórias mais queridas podem eventualmente desaparecer.
Lembre se passar um tempo com a pessoa amada é a coisa mais importante que podes fazer para construir um legado duradouro de memórias...
Com o passar do tempo, o nosso organismo altera-se de modo profundo e essas...
Quando falamos de uma pessoa acamada, nos referimos a alguém que tev...
Não é novidade para a população portuguesa o au...