Em Portugal, assim como noutros países, a questão dos lares é de extrema importância pela concentração de pessoas altamente vulneráveis à doença.
A intervenção das diferentes entidades inclui, nomeadamente, a avaliação do risco e a determinação das medidas de prevenção e contenção, para reduzir a transmissão da Covid-19 nos residentes e funcionários.
A realização de testes é importante, porque permite identificar as pessoas infetadas e determinar o seu isolamento dentro ou fora do próprio lar, mas não chega. Há uma série de outras medidas que têm de estar asseguradas.
Os profissionais podem ser um foco ou um veículo de infeção. É importante reforçar a necessidade de não se apresentarem ao trabalho se estiverem doentes e promover a autoavaliação de temperatura e de sintomas respiratórios.
É necessário garantir que têm material para a higiene adequada das mãos - garantir a colocação de desinfetante em todas as salas dentro e fora. Confirmar que os quartos de banho estão abastecidos de sabão e toalhas de papel para a lavagem regular das mãos.
Promover o cumprimento das regras de etiqueta respiratória e disponibilizar máscaras cirúrgicas. Os profissionais devem dispor do equipamento de proteção individual necessário nas áreas onde é prestado o cuidado aos residentes. A limpeza e desinfeção dos espaços deve ser reforçada, para evitar que o vírus circule.
Quando o médico julga necessário a insulinoterapia, é ...
Organize tudo deixando as circulações o mais livres pos...
Portugal é o quarto país da União Europeia com maior p...