Já deves ter ouvido falar que o Pilates é benéfico para idosos. Após os 65 anos de idade, devido ao processo do envelhecimento e alguns fatores como sobrepeso, sedentarismo e doenças crônicas, é comum surgirem dificuldades de mobilidade, flacidez muscular, perda de massa muscular, perda de densidade óssea, perda do equilíbrio e da coordenação.
Todos esses fatores colaboram para o aumento do risco de lesões e prejudicam a autonomia dos idosos. Como consequência, há uma queda importante da qualidade de vida. Por isso, a prática de atividades físicas é recomendada como forma de melhorar a mobilidade dos idosos, assim como para minimizar os efeitos da idade na musculatura e na estrutura óssea.
O Pilates é uma atividade de baixo impacto e isso é importante para os idosos, para não piorar ou para não desencadear desgaste nas articulações, 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens irá desenvolver a osteoporose, perda da massa óssea que pode levar a fraturas e à incapacidade. O Pilates promove a remodelagem óssea por meio de exercícios de tensão e tração. Além disso, ao fortalecer os músculos, protege os ossos de possíveis fraturas.
O Pilates também pode ser usado para reabilitação de acidentes, lesões ou ainda de condições como um acidente vascular cerebral, AVC. Normalmente, é recomendado após a fisioterapia como fator preventivo e para melhorar a qualidade de vida.
A mobilidade é o que nos dá independência e é um fator de extrema importância para a autoestima e para a saúde mental dos nossos idosos.
Quando um idoso está acamado, alguns familiares tendem a pensar que ...
Detetar atempadamente este tipo de cancro pode ser suficiente para um trata...
O quarto da pessoa com Alzheimer deve ser um ambiente tranquilo, relaxante ...