O exercício da leitura e da escrita são poderosos instrumentos revigorantes para o cérebro. A atividade intelectual na terceira idade é fundamental para manter os mais idosos ativos e para evitar ou retardar o surgimento ou a progressão de doenças neurológicas degenerativas, que levam a memória e trazem as demências. A investigação tem demonstrado que o treino do raciocínio indutivo, da memória e de outras funções mentais é importante na manutenção da saúde mental.
Mente sã em corpo são. Para o corpo são, exercício físico e boa alimentação. Para a mente sã, exercício intelectual e bom alimento para ela, leitura e à escrita podemos acrescentar outras atividades que também exercitam o cérebro, como, por exemplo, fazer palavras cruzadas, jogar cartas ou outros jogos, bordar ou fazer renda, construir peças de artesanato. Da prática de todas elas, de acordo com os gostos e os hábitos de cada idoso, resultarão benefícios como a estimulação do cérebro, o sentimento de rejuvenescer, o gosto pela vida.
Os livros trazem novas histórias, conhecimentos, vocabulário e esclarecimentos. Portanto, estimular a leitura na terceira idade é muito importante para que o idoso permaneça com a mente ativa, criando conexões fundamentais para continuar com uma vida repleta de possibilidades.
A terceira idade é uma fase da vida em que o bem-estar mental desemp...
Organize tudo deixando as circulações o mais livres pos...
A quimioterapia em idosos é fase bastante complexa e é comum ...