Os problemas ligados ao sono são muito frequentes em idades adultas. Estima-se que cerca de 5% da população mundial sofre de perturbações ligadas ao sono que leva a que seja um fator preocupante na sociedade. Qualquer pessoa, seja com idade avançada ou não, se não possuir um bom descanso, terá complicações elevadas no seu estado de saúde.
O sono não serve só para descansar. É muito mais importante do que isso e pode até ser capaz de prevenir e controlar o aparecimento ou agravamento de doenças. Tal como a alimentação ou exercício físico, o sono deve ser considerado um pilar de saúde.
Só que uma grande parte da população não valoriza esta rotina.
É importante preparar uma boa noite de sono. A última refeição, por exemplo, deve ser feita duas ou três horas antes de se ir deitar. O exercício físico não deve ser realizado imediatamente antes de ir para a cama. E uma hora antes de desligar as luzes, é importante que largue os aparelhos, desde o telemóvel, ao computador ou televisão.
O AVC e a dor crónica está, igualmente, associada a perturbações do sono, seja a privação crónica de sono, a insónia, a apneia obstrutiva do sono ou as pernas inquietas, entre outras.
Seremos, seguramente mais felizes e mais saudáveis se dormirmos bem, em quantidade, em qualidade e na hora certa do dia.
O sono é um pilar da nossa saúde, bem como o exercício físico regular e uma alimentação adequada.
Recursos como um lavatório de cabeça para acamados, ou um lav...
Na população idosa, as quedas têm origem multifatorial....
À medida que o tempo passa, as pessoas vão necessitando de um...