Uma exposição sadia ao sol é benéfica não apenas para os idosos, mas para todas as pessoas de todas as faixas etárias. De bebês a adultos, todos deveriam fazer disso um hábito diário.
Além de ajudar a combater diversas doenças, o sol também auxilia no tratamento daquelas já existentes. Além disso, ele tem grande influência no humor, melhorando condições emocionais e psicológicas das pessoas.
A exposição deve ser controlada, caso contrário, corre-se um grande risco de desenvolver problemas graves como câncer de pele, uma das principais consequências de ficar muito tempo, ou nos horários errados, sob o sol.
Por isso, a recomendação para todos é somente tomar banho de sol até as 10h e após as 16h. Especialmente para os idosos, que tendem a ter a pele mais sensível, o mais adequado é permanecer de 15 a 30 minutos, quatro vezes por semana. Esse período já é o suficiente para aproveitar os benefícios dos raios solares.
A vitamina D até pode ser adquirida pelo consumo de alguns alimentos ou mesmo por suplementos vitamínicos caso a ser considerado para os idosos acamados, que não têm condições de irem para a parte externa. No entanto, é muito importante que ela seja recebida de sua fonte natural: o sol.
A radiação ultravioleta é a principal forma de ajudar o organismo a produzir essa vitamina, ainda mais em pessoas com mais de 60 anos, quando essa produção tende a diminuir naturalmente.
A falta ou baixa de vitamina D colabora para a fraqueza dos ossos. Considerando que as pessoas na terceira idade já estão mais propensas à osteoporose e a quedas em geral, esse quadro pede atenção e cuidado especiais.
Além disso, sua ausência afeta a absorção de cálcio por órgãos como os rins e o intestino, gera fadiga e pode aumentar as dores musculares, já tão típicas da idade, agravando a saúde do idoso de maneira geral.
Os banhos de sol controlados são essenciais e ajudam a evitar inúmeras doenças relacionadas ao déficit de vitamina D.
A exposição ao sol, somado ao fato de estarem ao ar livre, faz com que os idosos se sintam melhor emocionalmente, reduzindo a intensidade desse transtorno e também aliviando o estresse.
Ao se sentirem bem emocional e psicologicamente, diversos outros pontos da sua saúde.
Há certas patologias da audição que não permite...
A agilidade no socorro nos casos de parada cardíaca é fundame...
Um lar para idosos, diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, n&a...