A importância da fonoaudiologia na terceira idade

Dicas No.252 | postado em Miércoles, 19 Enero 2022

Antes de falar  sobre a importância da fonoaudiologia para idosos, vamos entender mais sobre a atividade. A fonoaudiologia é a especialidade médica responsável pelos cuidados com a fala e a audição, mas suas contribuições vão muito além disso na terceira idade.
O envelhecimento natural pode trazer alguns impactos não apenas na fala e na audição, mas também na mastigação, na deglutição e até mesmo na respiração, o que pode acarretar outros problemas para os idosos.
A disfagia é um distúrbio muito comum na terceira idade e está relacionado a dificuldade de engolir alimentos. Esse processo pode ser motivado por outras doenças como o refluxo, pela dificuldade na mastigação ou até mesmo como sequelas de derrames e Parkinson. 
É preciso estar atento aos idosos com disfagia, pois esse problema pode ocasionar algumas complicações como o engasgo, asfixia e até mesmo a desnutrição pela falta de alimentação correta. 
A presbifonia nada mais é do que o envelhecimento da voz, que pode dificultar a expressão oral nos idosos. O distúrbio causa alterações vocais geradas por tensões musculares no sistema respiratório, podendo levar a problemas na fala e na audição.
Seja por processo natural ou por patologias, os tratamentos trazidos pela fonoaudiologia são essenciais para garantir o bem-estar na terceira idade e uma adaptação mais suave às alterações trazidas por essa fase da vida. 
Fortalecimento das cordas vocais:
O primeiro, e talvez o mais conhecido, é o trabalho de fortalecimento das cordas vocais por meio de alguns exercícios específicos. Esse tratamento é essencial para evitar que a qualidade da voz seja prejudicada.
Ao longo dos anos é comum que os músculos da laringe percam elasticidade, efeito que é sentido diretamente na fala.
Neste sentido, a fonoaudiologia vai atuar para promover uma estabilidade vocal a partir do fortalecimento da laringe e melhoria na articulação da fala.
O enfraquecimento da musculatura da laringe pode ser causado de forma natural ou surgir como consequência de algumas doenças, como o Parkinson. 
Os problemas com a deglutição também são comuns na terceira idade. Sejam eles causados pelo processo natural de envelhecimento ou por alguma doença, os exercícios da fonoaudiologia são essenciais para promover uma melhora não apenas na mastigação, mas também na digestão e na respiração.
Esses exercícios de fonoaudiologia são focados em movimentos mandibulares, feitos para tratar a dificuldade de engolir alimentos, bebidas, medicamentos e até mesmo a saliva. Outro ponto muito importante aqui é a prevenção de engasgos, uma vez que vai proporcionar uma melhora na mastigação e também na digestão do idoso...


 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Prevenção para a constipação em idosos

A constipação é uma das síndromes geriát...

Como funciona uma casa de repouso para idosos

Um lar para idosos, diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, n&a...

Emtrabalho.com deseja a todos um bom Ano com saùde!!

Que a chegada do novo ano nos inspire a cultivar momentos de felicidade, am...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar