Com o passar do tempo, o metabolismo começa a funcionar de maneira mais lenta, havendo uma redução na absorção de nutrientes necessários ao corpo. Assim, faz-se importante uma alimentação saudável.
Junto com a idade, chegam algumas mudanças no corpo. Estas refletem diretamente na alimentação, o apetite já não é o mesmo, assim como o paladar. A natural redução na produção de saliva também interfere, a dificultar as refeições.
Por isso comer de maneira adequada, e ter hábitos e alimentos ricos em vitaminas e proteínas, é indispensável.
O ideal é consumir pelo menos três vezes por semana, pois esses alimentos são bastante completos em termos de nutrientes.
O pequeno almoço é a refeição mais importante, pois ele trará toda a sustentação necessária para o dia. Almoço e o jantar também são indispensáveis. Não se deve saltar as refeições, para que o corpo não sinta falta de energia.
A alimentação do idoso deve ser equilibrada em qualidade e quantidade, a respeitar as individualidades.
Nessa idade, os riscos de desidratação são maiores, tendo em vista que há uma redução natural de aproximadamente 20% de água no corpo quando envelhecemos, e isso se reflete principalmente na hidratação da pele. Por isso é muito importante beber pelo menos dois litros de água por dia.
Na terceira idade, os riscos de desidratação são maiores, pois se perde a sensibilidade da sede devido a redução de massa muscular provocada com o avançar da idade. Em consequência, reduz a quantidade de água presente no organismo. Essa água pode ser servida de diversas maneiras, a depender da condição da saúde do idoso. Café, chás, sumos naturais e água com sabores.
A alimentação do idoso deve conter todos os grupos de alimentos, cereais, raízes, folhas verdes escuras, vegetais, frutas, carnes, leites e derivados, açúcares e gorduras saudáveis. Algumas deficiências são comuns nessa faixa etária, por isso alguns nutrientes merecem cuidados especiais. Deve-se consumir leites e seus derivados leite, queijo e iogurte, todos os dias para boa manutenção da massa óssea.
A hidroginástica atua diretamente na redução de dores e no aumento da resistência corporal dos idosos. Além disso, a atividade é bastante divertida, principalmente nos dias de maior calor.
O alongamento traz também um benefício natural à musculatura, a melhorar sua capacidade de extensão e a reduzir a incidência de lesões, como contraturas ou distensões, etc..
Nos lares para idosos em Portugal, as relações interpessoais ...
Demência é um termo utilizado para descrever doenças qu...
Quartos separados O ideal é que os restantes moradores da casa se m...