Contrariando alguns mitos, a fase da terceira idade é também um período em que a ingestão de leite é interessante para ajudar a manter o equilíbrio dos níveis de cálcio. As mulheres estão ainda mais vulneráveis a esse desequilíbrio, dadas as alterações hormonais provocadas pela menopausa, que significam uma maior perda de cálcio e o consequente risco de doenças como a osteoporose. O processo natural de envelhecimento implica uma série de alterações fisiológicas, acarretando um aumento das necessidades em micronutrientes. O leite continua a ser interessante na pessoa idosa, devido à sua riqueza nutricional, que contribuirá para a ingestão nutricional adequada.
O leite é particularmente rico em cálcio, um nutriente imprescindível para a boa formação de ossos e dentes, elementos que absorvem cerca de 99 por cento deste mineral no corpo humano.
O leite exibe uma elevada complexidade, sendo fonte privilegiada de iodo e vitaminas B2 riboflavinae B12. Todos esses elementos têm funções específicas e contribuem para a manutenção da saúde e do bem-estar: o iodo contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso e para uma normal função cognitiva; a riboflavina tem um papel na proteção das células contra as oxidações indesejáveis, no normal metabolismo produtor de energia e contribui para a redução do cansaço e da fadiga e a vitamina B12 ajuda na formação normal de glóbulos vermelhos, no normal funcionamento do sistema nervoso e contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.
À medida que envelhecemos, a preocupação com a seguran...
Doença cardíaca é uma grande ameaça para sa&uac...
Os antibióticos são uma das maiores descobertas do séc...