A gordura é Importante na Dieta dos Idosos

Dicas No.295 | postado em Martes, 22 Marzo 2022

A Gordura é um macronutriente importante em nossa vida. Assim como as proteínas e os carboidratos, devemos ingerir gorduras diariamente. As gorduras são moléculas complexas, compostas por ácidos graxos.
Armazenar energia,  é o combustível mais energético para as células, fornecendo 9 calorias por grama.
Carboidratos que não são utilizados após a ingestão, são transformados em gordura pelo nosso corpo. O tecido adiposo que armazena a gordura nos protege contra choques mecânicos e ajuda no isolamento térmico do corpo.
Transportam e são responsáveis pela absorção das vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K, existem 2 tipos de gordura presentes em nossa alimentação, saturadas e insaturadas.
As gorduras saturadas são aquelas que devem ter ingestão controlada pois colaboram para o aumento do nível do LDL colesterol ruim em nosso sangue. Estão presentes na manteiga, carne vermelha, queijos, óleo de coco. A gordura insaturada presente em peixes, abacate, azeite de oliva, ajuda a aumentar as quantidades de HDL colesterol bom em nosso organismo.
Recomenda-se que idosos de todas as idades consumam duas porções de peixe por semana. Atenção para que uma delas seja um peixe oleoso como o  salmão, os peixes oleosos contêm ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa. Assim, podem ajudar a proteger contra doenças cardíacas e têm se mostrado particularmente importantes para aqueles que já tiveram um ataque cardíaco. Em pessoas idosas, os ácidos graxos ômega-3 também podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas da artrite reumatóide. Já que possuem efeitos benéficos sobre as articulações inchadas e sensíveis, força de pressão e mobilidade. Existem algumas evidências de que esses ácidos graxos também podem ajudar a preservar a saúde ocular, prevenir o declínio cognitivo e melhorar a função imunológica.
Sabemos que a bsorção de vitamina B12 é diminuída com a idade. Por isso, as pessoas idosas devem comer uma dieta variada contendo muitas frutas e vegetais e incluir alguns alimentos fortificados. Como por exemplo o pão integral, bem como cereais matinais fortificados com vitaminas e minerais, como ferro, vitaminas do complexo B e cálcio são bem vindos.
Mais  as quantidades são muito  importantes. O tamanho das porções nunca deve ser muito grande, tudo com moderação.
Alguns alimentos funcionais também podem ser benéficos para determinadas condições de saúde. Assim, produtos para reduzir o colesterol, com estanóis e esteróis, como produtos contendo soja, são benéficos para a saúde do coração...


 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

A importância dos profissionais capacitados para cuidar dos idosos

A importância de ter profissionais capacitados para cuidar de idosos ...

Sequelas mais comuns do AVC

Depois de ter um AVC a pessoa pode ficar com várias sequelas ligeira...

Dicas para reduzir colesterol elevados

Cerca de 70% dos portugueses apresentam níveis de colesterol acima d...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar